Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCláudia Roberta Truzi-
dc.date.accessioned2024-10-01T19:20:58Z-
dc.date.available2024-10-01T19:20:58Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9517-
dc.description.abstractThis dissertation explores an important theorem introduced in the later years of Elementary Education and further examined in Secondary Education: the famous and fascinating Pythagorean Theorem. It is not widely known in basic education that there are over 400 proofs of this theorem. This work presents a selection of these proofs based on their affinities. The study includes both algebraic and geometric proofs and emphasizes laboratory activities developed in the classroom. It is anticipated that this study will be a valuable resource for teachers, helping to bridge the gap between students and mathematics and thereby contributing to meaningful learning. Keywords: Pythagoras, Puzzle, Challenges, Educational Games.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico.-
dc.titleO Teorema de Pitágoras Vivenciado em Laboratórios sob a Perspectiva Lúdicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernando Pereira de Souza-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo o estudo sobre um importante Teorema que é introduzido nos anos finais do Ensino Fundamental e que pode ser aprofundado no Ensino Médio, sendo este o famoso e fascinante Teorema de Pitágoras, sobre o qual é pouco sabido na educação básica que há mais de 400 demonstrações dele. Assim, aqui se encontram algumas dessas demonstrações escolhidas por afinidades. O trabalho aborda algumas demonstrações algébricas, geométricas e possui um enfoque em atividades laboratoriais, as quais foram desenvolvidas em sala de aula. Logo espera-se que este estudo seja um importante aliado dos Professores, com o objetivo de diminuir a distância entre os estudantes e a Matemática, colaborando assim para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Pitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Cláudia Truzi.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.