Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cláudia Roberta Truzi | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:20:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T19:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9517 | - |
dc.description.abstract | This dissertation explores an important theorem introduced in the later years of Elementary Education and further examined in Secondary Education: the famous and fascinating Pythagorean Theorem. It is not widely known in basic education that there are over 400 proofs of this theorem. This work presents a selection of these proofs based on their affinities. The study includes both algebraic and geometric proofs and emphasizes laboratory activities developed in the classroom. It is anticipated that this study will be a valuable resource for teachers, helping to bridge the gap between students and mathematics and thereby contributing to meaningful learning. Keywords: Pythagoras, Puzzle, Challenges, Educational Games. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico. | - |
dc.title | O Teorema de Pitágoras Vivenciado em Laboratórios sob a Perspectiva Lúdica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernando Pereira de Souza | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo o estudo sobre um importante Teorema que é introduzido nos anos finais do Ensino Fundamental e que pode ser aprofundado no Ensino Médio, sendo este o famoso e fascinante Teorema de Pitágoras, sobre o qual é pouco sabido na educação básica que há mais de 400 demonstrações dele. Assim, aqui se encontram algumas dessas demonstrações escolhidas por afinidades. O trabalho aborda algumas demonstrações algébricas, geométricas e possui um enfoque em atividades laboratoriais, as quais foram desenvolvidas em sala de aula. Logo espera-se que este estudo seja um importante aliado dos Professores, com o objetivo de diminuir a distância entre os estudantes e a Matemática, colaborando assim para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Pitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Cláudia Truzi.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.