Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWelter, Sara Vitória da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-17T15:39:48Z-
dc.date.available2023-12-10-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9420-
dc.description.abstract1.180 / 5.000 The aim of this research was to produce abstract drawings and video art/video performance that were incorporated into an artistic installation. The installation addresses the theme of metaphorical existential emptiness, inspired by the artistic processes of artist Yayoi Kusama, as well as other artists such as Chiharu Shiota, Louise Bourgeois and Hilma af Klint. Through this work, we seek to develop an artistic poetics that is in-depth in understanding the role of art as a human experience, especially in our contemporary context. The research seeks, then, through theoretical and practical development, to explore the concept of open work by Umberto Eco, studies on chance by Fayga Ostrower, and thoughts on drawing by Edith Derdyk. Inserted in the contemporary context in dialogue with conceptual art, the conception of the artistic installation together with the projection of video art, comes from my need to understand art as a human experience and therefore, through the installation, propose an experience to the public, inviting them to reflect on the visceral questions presented and to identify their own concerns and interpretations about the existential void.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato de Grosso de Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstalação artísticapt_BR
dc.subjectDesenho abstratopt_BR
dc.subjectVazio Existencialpt_BR
dc.subjectVideoartept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleO LIMIAR DA INEXISTÊNCIA: O PREENCHIMENTO DO VAZIO EXISTENCIAL NOS PROCESSOS DO DESENHO EXPANDIDOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Venise Paschoal de-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi a produção de desenhos abstratos e videoarte/videoperformance que foram incorporados em uma instalação artística. A instalação aborda a temática do vazio existencial metafórico, inspirada pelos processos artísticos da artista Yayoi Kusama, além de outras artistas como Chiharu Shiota, Louise Bourgeois e Hilma af Klint. Através deste trabalho, busca-se o desenvolvimento de uma poética artística aprofundada na compreensão do papel da arte como experiência humana, especialmente em nosso contexto contemporâneo. A pesquisa busca, então, por meio do desenvolvimento teórico-prático explorar o conceito de obra aberta pelo Umberto Eco, estudos sobre o acaso de Fayga Ostrower, e os pensamentos sobre o desenho de Edith Derdyk. Inserida no contexto contemporâneo em diálogo com a arte conceitual, a concepção da instalação artística junto a projeção da videoarte, vem da minha necessidade de entender a arte como experiência humana e por tal, através da instalação, propor uma experiência ao público, convidando-os a refletir sobre as questões viscerais apresentadas e a identificar suas próprias inquietações e interpretações sobre o vazio existencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAALCpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bacharelado - Sara Vitória da Silva Welter 2023.pdf72,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.