Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Ágatha Scaff Silva-
dc.date.accessioned2024-09-17T15:03:14Z-
dc.date.available2023-12-10-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9411-
dc.description.abstractThis study is based on the analysis and production of works focused on artistic photography and photoperformance within contemporary art and the relationship between these artistic mediums and the LBT community and movement. In this way, the artists Paola Paredes, Berenice Abbott and Catherine Opie were used as aesthetic references. And as theorists regarding black feminism, the theorists Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, and Marcia Tiburi were used. The methodology for the construction of knowledge was based on a bibliographical survey and the elaboration of a text about contemporary art, photography, photoperformance, and also, briefly, feminist theory, with the purpose of referencing and producing a basis for the realization of a collective artistic production. The intention was to produce photoperformances with the help of LBT volunteers from Campo Grande, who, using augmented reality, demonstrated how they had to mold themselves to fit into society, and how they really feel represented. The need for artistic production on this topic was due to the opportunity to give a voice to women in the LGBTQIAPN+ community, in addition to using art as a mediation for a debate about feminism and belonging of LBT women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato de Grosso de Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres LBTpt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotoperformancept_BR
dc.subjectFeminismo;pt_BR
dc.titleFOTOGRAFIA E FOTOPERFORMANCE: ARTE COMO REPRESENTATIVIDADE E VISIBILIDADE PARA MULHERES LBTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Venise Paschoal de-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoEste presente estudo se baseia na análise e produção de trabalhos focados na Fotografia artística e fotoperformance inseridos na Arte Contemporânea e a relação desses meios artísticos com a comunidade e movimento LBT. Dessa forma, foram utilizadas as artistas Paola Paredes, Berenice Abbott e Catherine Opie como referências estéticas. E como teóricas diante do Feminismo negro, foram utilizadas as teóricas Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, e Marcia Tiburi. A metodologia para a construção de conhecimento foi a partir do levantamento bibliográfico e elaboração de texto a respeito da Arte Contemporânea, da Fotografia, da Fotoperformance, e também, brevemente, da Teoria Feminista, com a finalidade de referenciar e produzir embasamento para a realização de uma produção artística coletiva. A intenção foi produzir Fotoperformances com o auxílio de voluntárias LBT de Campo Grande, que utilizando a realidade aumentada, demonstrou como estas tiveram que se moldar para caber na sociedade, e como elas realmente se sentem representadas. A necessidade da produção artística nesse tema, se deu pela oportunidade de dar voz às mulheres da comunidade LGBTQIAPN+, além de utilizar a arte como mediação para um debate acerca do feminismo e pertencimento das mulheres LBT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAALCpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bacharelado - Agatha Scaff.pdf98,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.