Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALGADO, MONICA RIPPEL ALBA BEATRIZ-
dc.date.accessioned2024-09-17T14:43:52Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.issued2021-01-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9409-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to carry out a critical reading of the “diary”, a facsimile version, of Frida Kahlo (1907-1954), a Mexican artist who became one of the symbols of modern Mexican art and played a major role performance in left-wing political movements in Mexico. To analyze the boards, so called the pages of the diary that was produced over the last decade of life of the artist, we chose to outline a brief biography of the artist (TIBOL, 2012; MAESTRO,2014; ABREU, 2008a), where facts and works intertwine, then we sought to identify Frida Kahlo's artistic influences, understanding that the artist appropriated techniques and forms and mixed them with his own questions and collective, such as their pain and miscarriages, and also their descent and identity Mexican. Finally, we dedicated ourselves to reading Frida Kahlo's diary, with a view to discussion whether it is a diary or an artist's book, and we group themes that emerge from the pages and which tend to return on different boards, like the collective memory Mexican, Frida Kahlo's political inclination and the pain that involved her body and the love for Diego Rivera.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrida Kahlopt_BR
dc.subjectdiáriopt_BR
dc.subjectlivro de artistapt_BR
dc.subjectmemória coletivapt_BR
dc.titleO DIÁRIO DE FRIDA KAHLO EM QUESTÃO: entre o autorretrato e a memória coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ABREU, SIMONE ROCHA-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar uma leitura crítica do “diário”, versão fac-símile, de Frida Kahlo (1907-1954), artista mexicana que se tornou um dos símbolos da arte moderna mexicana e que desempenhou grande atuação nos movimentos políticos de esquerda no México. Para analisar as pranchas, assim chamadas as páginas do diário que foi produzido ao longo da última década de vida da artista, optamos por traçar uma breve biografia da artista (TIBOL, 2012; MAESTRO,2014; ABREU, 2008a), onde fatos e obras se entrelaçam, em seguida buscamos identificar as influências artísticas de Frida Kahlo, compreendendo que a artista se apropriava de técnicas e formas e as mesclava com questões próprias e coletivas, como suas dores e abortos, e também sua descendência e identidade mexicana. Por fim, nos dedicamos a leitura do diário de Frida Kahlo, tendo em vista a discussão se é um diário ou livro de artista, e agrupamos temas que emergem das páginas e que tendem a retornar em diversas pranchas, como a memória coletiva mexicana, a inclinação política de Frida Kahlo e as dores que envolviam seu corpo e o amor por Diego Rivera.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAALCpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTES VISUAIS BACHARELADO BEATRIZ- TCC- VERSÃO FINAL.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.