Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Ariane Assis Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-17T14:42:26Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9408-
dc.description.abstractIn this research, we address issues related to light and color as elements that articulate the idea of ​​temporality in artistic works, taking as a reference the series Palheiros, by the artist Claude Monet. The concept of temporality in this study was established in the perception of color and the lighting effects proposed by Monet in some paintings from the aforementioned series, where he sought to portray the theme in different weather conditions and times of day. To this end, the methodology was defined in the qualitative approach and bibliographic procedure, seeking references in Monet's works to understand his representations of the atmospheric passage of time, with color as a fundamental support in this investigation. The study aims to contribute to other research on the subject, providing some analyses on the aspects that highlight the relationships between art, time and temporality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal De Mato Grosso Do sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectimpressionismopt_BR
dc.subjectA cor na Artept_BR
dc.subjectSérie Palheiros de Monetpt_BR
dc.subjectArte e Passagem do Tempopt_BR
dc.titleCOR , TEMPO E MONET: Um estudo sobre a representação pictórica de temporalidade na série Palheirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maldonado, Rafael Duailibi-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa abordamos questões relacionadas à luz e à cor como elementos de articulação da ideia de temporalidade na obra artística, tomando como referência a série Palheiros, do artista Claude Monet. O conceito de temporalidade neste estudo foi estabelecido na percepção da cor e os efeitos de iluminação propostos por Monet em algumas pinturas da série mencionada, onde buscou retratar o tema em condições climáticas e horários do dia diferentes. Para isso, a metodologia foi definida na abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, buscando referências nas obras de Monet para entender suas representações da passagem atmosférica do tempo, tendo a cor como suporte fundamental nesta investigação. O estudo visa contribuir para outras pesquisas sobre o tema, fornecendo algumas análises sobre os aspectos que evidenciam as relações entre a arte, o tempo e a temporalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAALCpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTES VISUAIS BACHARELADO_Arianae Assis Araujo Silveira 2021.pdf72,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.