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dc.creatorDONIZETH JACINTO DE SOUZA-
dc.date.accessioned2024-09-16T18:43:56Z-
dc.date.available2024-09-16T18:43:56Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9385-
dc.description.abstractThis work investigates the integration of educational technologies, such as Arduino and robotics, in teaching plane geometry to 9th grade elementary school students. The abstraction of geometric concepts often results in difficulties in understanding and lack of motivation. To address this challenge, this study proposes an approach that uses rapid prototyping platforms to facilitate practical application. The specific objectives are to develop a activities using Arduino and robotics to teach geometry concepts, promote interdisciplinary learning by integrating knowledge of mathematics, robotics, and train teachers to use these technologies in the classroom. The methodology includes the creation of activities that involve assembling robots and programming geometric tasks.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArduino. Robótica Educacional. Ensino de Geometria Plana.-
dc.titleGeometria em Movimento: Arduino e Robótica no Ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rubia Mara de Oliveira Santos-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a integração de tecnologias educacionais, como o Arduino e a robótica, no ensino de geometria plana para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A abstração dos conceitos geométricos frequentemente resulta em dificuldades de compreensão e falta de motivação. Para abordar esse desafio, este estudo propõe uma abordagem que utiliza plataformas de prototipagem rápida para facilitar a aplicação prática. Os objetivos específicos estão desenvolver atividades utilizando o Arduino e a robótica para ensinar conceitos de geometria, promover uma aprendizagem interdisciplinar integrando conhecimentos de matemática, robótica, e capacitar professores para utilizarem essas tecnologias em sala de aula. A metodologia inclui a criação de atividades que envolvem a montagem de robôs e a programação de tarefas geométricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

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