Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVANESSA FAUSTINO ROSA-
dc.date.accessioned2024-09-11T14:35:41Z-
dc.date.available2024-09-11T14:35:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9348-
dc.description.abstractThe key to valuing stigmatized species, such as snakes, is linked to the dissemination of scientific knowledge in a clear manner about the role played by the group within ecosystems and its relationship with the human species. The objective of this study was to promote active educational practices through the inquiry-based teaching method in science classes at a state school in the municipality of Bodoquena. The activities were developed based on the question/problem: “What would happen if snakes disappeared?” The use of the inquiry sequence proved to be efficient in promoting scientific literacy and satisfactory in enabling students to take part in all stages of the activity developed.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectalfabetização científica-
dc.subjectbiodiversidade-
dc.subjectensino por investigação-
dc.subjectserpentes.-
dc.subject.classificationCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEnsino por investigação nas aulas de ciências: conhecendo as serpentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TATIANE DO NASCIMENTO LIMA-
dc.description.resumoA chave para a valorização de espécies estigmatizadas, como as serpentes, está vinculada a divulgação do conhecimento científico de forma clara acerca do papel desempenhado pelo grupo dentro dos ecossistemas e a sua relação com a espécie humana. O objetivo deste trabalho foi promover práticas educacionais ativas por meio do método de ensino por investigação nas aulas de Ciências em uma escola da rede estadual de ensino no município de Bodoquena. As atividades foram desenvolvidas a partir da pergunta/problema: “O que aconteceria se as serpentes desaparecessem?”. O uso da sequência investigativa mostrou-se eficiente na promoção da alfabetização científica e satisfatória ao possibilitar que os alunos protagonizassem todas as etapas da atividade desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16499.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.