Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKAROLINE FERREIRA MIYASATO SIMÕES-
dc.date.accessioned2024-09-03T19:12:07Z-
dc.date.available2024-09-03T19:12:07Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9264-
dc.description.abstractMusic education is very important for the integral development of students. Children are usually very motivated when it comes to music, and they really show an interest in learning educational content developed using music. Therefore, in addition to being, in itself, a type of education that allows many students to get in touch with their non-verbal and sensitive side, it can also help in learning other didactic subjects. Motivation, which is an important higher psychological function in the teaching-learning process, greatly helps in the acquisition of new concepts. It encompasses many cognitive functions, such as attention and perception, and music helps by engaging the student, being a great motivator for learning the subject, regardless of its complexity. The general objective of this work is to reflect on how music contributes to early childhood education and to children's cognitive development, analyzing the relevance of music in early childhood education and examining how music is incorporated into educational policies. To achieve the objectives, a literature review was carried out, with bibliographic research in the Virtual Library (BV) and in the Scielo databases.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantil-
dc.subjectLúdico-
dc.subjectJogos educativos-
dc.subjectDesenvolvimento integral-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleA inserção da música na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO-
dc.description.resumoO ensino de música é muito importante para o desenvolvimento integral dos alunos. Comumente, as crianças apresentam grande motivação quando o assunto é música, e mostram realmente interesse em aprender conteúdos pedagógicos elaborados com o uso da música. Portanto, além de ser, por si só́, um ensino que leva muitos alunos a entrar em contato com o lado não verbal e sensitivo, também pode auxiliar na aprendizagem de outras matérias didáticas. A motivação, que é uma importante função psicológica superior no processo de ensino-aprendizagem, auxilia grandemente na aquisição de novos conceitos. Ela engloba muitas funções cognitivas, como a atenção e a percepção, e a música auxilia envolvendo o aluno, sendo um grande motivacional para a aprendizagem da matéria, independentemente da sua complexidade. O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre como a música contribui para a educação infantil e para o desenvolvimento cognitivo das crianças, analisando a relevância da música na educação infantil e examinando como a música é incorporada nas políticas educacionais. Para alcançar os objetivos, foi feita uma revisão de literatura, com pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual (BV) e nas bases de dados do Scielo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5800.pdf322,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.