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Tipo: Dissertação
Título: EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva
Autor(es): ELIVANE GONÇALVES GRAEFF
Primeiro orientador: Vera Lucia Penzo Fernandes
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos, visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis. Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas, registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr. Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes, promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.
Abstract: This research aims to understand the importance of art exhibitions in schools from an inclusion perspective. To achieve this, specific objectives were set, such as: identifying how art exhibitions in schools have been legitimized and questioned; understanding how they help boost students' self-confidence, aiming to foster school inclusion by creating an environment where every student feels valued, respected, and capable of reaching their full social potential; and experiencing the organization of an art exhibition in school using the available materials. By delving into this topic, we sought to broaden the dialogue on art democratization. The theoretical framework of this research followed the historical-cultural theory, through literature review, lesson planning, records, and social media posts, for a subsequent analysis of the contributions of art exhibitions in schools. To enhance the relevance of this study, a pedagogical intervention was carried out through an art exhibition at Dr. Sudalydio Rodrigues Machado Municipal School, allowing to analyze the impact of this experience on students' development. Analytical categories were established in advance for the characterization of previous ideas before validation: Pedagogical practices for organizing an art exhibition in school; The exhibition space in school; Perspectives on inclusion and art exhibitions in schools. It was found that these proposed categories have the potential to demonstrate the effectiveness of learning through art exhibitions in schools, highlighting how they sparked students' interest in culture and encouraged appreciation of artistic productions developed in the classroom. This approach promotes a broader view of students' development, fostering empathy, respect for differences, and contributing to the formation of more conscious and inclusive citizens.
Palavras-chave: exposição de arte
espaços expositivos
artes visuais
inclusão.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9221
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

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