Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLETICIA HARUMI DE ALMEIDA SUGANO-
dc.date.accessioned2024-08-02T01:47:34Z-
dc.date.available2024-08-02T01:47:34Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9126-
dc.description.abstractThe objectives of this research are to understand the public policies for the education of women deprived of liberty at the Irmã Irma Zorzi Women's Penal Establishment, to contextualize women in the prison system and to describe educational programs and projects for this population. To construct this article, an analysis of the educational projects available for women deprived of liberty in Mato Grosso do Sul was carried out, with emphasis on the study of the educational projects carried out by the Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine. The aforementioned school is attached to the Irmã Irma Zorzi Women's Penal Establishment and is the result of a partnership between the State Department of Education – SED/MS and the Penitentiary System Administration Agency – AGEPEN/MS. The time frame chosen for the research is the foundation of the Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, from 2003 to 2024. The sources used to learn about public policies for the education of women deprived of liberty were the political-pedagogical project, state and federal legislation, news published by AGEPEN/MS, and teaching and culture projects linked to the Federal University of Mato Grosso do Sul and civil society carried out at the EE Polo Profª Regina L. A. N. Betine, in these 21 years of existence. The theoretical framework that guided this work was Prison Education and Public Policies for Education in Mato Grosso do Sul. Based on theorists such as Angela Davis and Elenice Maria Onofre, and researchers on the subject, we will address concepts such as resocialization and reintegration into society and efforts to change the lives of former women.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação prisional-
dc.subjectHistória da Educação-
dc.subjectMato Grosso do Sul-
dc.subjectMulheres privadas de liberdade-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas para o ensino de mulheres privadas de liberdade do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi em Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DILZA PORTO GONCALVES-
dc.description.resumoOs objetivos dessa pesquisa é conhecer as políticas públicas para o ensino de mulheres privadas de liberdade do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, contextualizar a mulher no sistema carcerário e descrever programas e projetos educacionais para com essa população. Para a construção desse artigo foi realizada uma análise dos projetos de ensino disponíveis para mulheres privadas de liberdade em Mato Grosso do Sul, com destaque para o estudo dos projetos educacionais realizados pela Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine. A referida escola é anexa ao Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, sendo o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação – SED/MS e a Agência de Administração do Sistema Penitenciário – AGEPEN/MS. O marco temporal escolhido para a pesquisa é a fundação Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, de 2003 até 2024. As fontes utilizadas para conhecer as políticas públicas para o ensino de mulheres privadas de liberdade foram projeto político pedagógico, legislações estaduais e federais, notícias publicadas pela AGEPEN/MS e projetos de ensino e cultura vinculados a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e sociedade civil realizados na EE Polo Profª Regina L. A. N. Betine, nesses 21 anos de existência. O referencial teórico que orientou esse trabalho foram a Educação Prisional e Políticas Públicas para a Educação em Mato Grosso do Sul. A partir de teóricos como Angela Davis e Elenice Maria Onofre, e pesquisadores do tema, abordaremos conceitos como a ressocialização e reinserção na sociedade e os esforços para a mudança de vida das mulheres egressas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (FACH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16544.pdf320 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.