Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorINGRID HAUNSTEIN SILVA-
dc.date.accessioned2024-08-02T00:33:41Z-
dc.date.available2024-08-02T00:33:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9124-
dc.description.abstractThe main objective of this research paper is to analyze the representation of the female figure through the works of the Italian Baroque painters Artemisia Gentileschi and Caravaggio. In particular, a comparative study will be conducted between two works that both painters have in common, which refer to the Catholic biblical narrative of Judith, where she beheads Holofernes in order to save and defend the city of Bethulia. The aim is to analyze the two versions of the paintings the female version and the male version and compare how the female figure was represented by the two painters. Through the analysis of the two paintings, as well as the life trajectories of Artemisia and Caravaggio, it is possible to conduct a comparative study between the two works. It is important to highlight that researching the life trajectories of the two artists was crucial for understanding the details of the two paintings. This study leads us to reflect on the achievement of female protagonism, where women began to be seen as protagonists and no longer merely as complements. Keywords: Artemisia Gentileschi. Caravaggio. Gender. Female. Italian Baroque. Art History. Cultural History. Modern History.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtemísia Gentileschi-
dc.subjectCaravaggio-
dc.subjectGênero-
dc.subjectFeminino-
dc.subjectBarroco italiano-
dc.subjectHistória da Arte. História Cultural-
dc.subjectHistória Moderna-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA representação da mulher nas obras do Barroco: Análise das obras de Artemísia Gentileschi e Caravaggiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DILZA PORTO GONCALVES-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo fazer uma análise da representação da figura feminina através das obras dos pintores do barroco italiano Artemísia Gentileschi e Caravaggio. Sobretudo, será feito um estudo entre duas obras que os pintores têm em comum, onde as quais se referem a narrativa bíblica católica de Judite, onde ela degola Holofernes a fim de salvar e defender a cidade de Betúlia. O intuito é analisar as duas versões dos quadros, a versão feminina e a masculina, e fazer essa análise entre como a figura feminina foi representada pelos dois pintores. Por meio da análise dos dois quadros, bem como, a partir da trajetória de vida de Artemísia e Caravaggio, é possível fazer o estudo comparativo entre as duas obras. É importante destacar que pesquisar a trajetória de vida dos dois artistas foi de vital importância para a compreensão acerca dos detalhes das duas obras. Palavras-chave: Artemísia Gentileschi. Caravaggio. Gênero. Feminino. Barroco italiano. História da Arte. História Cultural. História Moderna.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (FACH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
14609.pdf821,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.