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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Godoy, Zaida de Andrade Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-28T19:26:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:16Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/910 | - |
dc.description.abstract | O propósito desta dissertação é a análise das inter-relações entre estruturas globais e locais de governança do Terminal Hidroviário de Interior - THI de Porto Murtinho. O terminal foi concedido ao Consórcio Portuário de Murtinho - COMPORT, e operado pela Agencia Portuária de Porto Murtinho - AAPPM, por meio de licitação pública; regida por contrato com vigencia de 25 anos e prorrogável por igual período, realizada em junho de 2001, objetivando a prestação dos serviços minimos de recepção, desembarque, armazenagem, movimentação interna e embarque de carga. Trata-se de uma relação mista público-privada baseada no modelo Landlord port. O terminal é regulado pela Agencia Nacional de Transporte Aquaviário - ANTAQ, na esfera Federal, e pela Secretaria de Estado e Infra-estrutura e Habitação - SEINFRA, no ambito Estadual. Está localizado no municipio de Porto Murtinho; abrange a área da Hidrovia do Rio Paraguai e Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, cuja extensão é de 3.442 Km, entre as cidades de Cáceres, no Mato Grosso, até Nueva Palmira, no Uruguai. Destacam-se como principais cargas movimentadas para a exportação açucar, soja em grão, soja peletizada (esmagada), milho e farelo de soja; para a importação registra-se madeira, trigo, arroz, cimento. A supracitada análise considera a interação entre estruturas globais e locais de governança e a função da localizaçãoo geográica de fronteira, por meio da metodologia da geografia economica, tendo como principais referencias as abordagens da Nova Economia Institucional (NEI): Teoria dos Custos de Transação e Complementaridades do Arranjo Institucional e do Ambiente, e a geografia economica, com as abordagens territoriais. A NEI forneceu o suporte teórico para a implementação do Programa de Descentralização Portuária Global e Nacional a partir da d?cada de 1990. Diante disso, seus resultados indicam que as formas organizacionais que normatizam o Terminal, realçam a dicotomia entre poder e eficiencia na explicação dos seus arranjos institucionais, constituindo-se, assim, em um porto na fronteira e não fronteira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agroindústria | pt_BR |
dc.subject | Fronteiras - aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Transporte Hidroviário | pt_BR |
dc.title | Agronegócio e Estrutura de Governança no caso de um terminal hidroviário da região de Fronteira (THI de Porto Murtinho) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Tito Carlos Machado de | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Agronegócios |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Zaida de Andrade Lopes Godoy.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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