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dc.creatorBRENDA CAVALCANTE TAVARES FRANGUELI-
dc.date.accessioned2024-07-12T19:53:47Z-
dc.date.available2024-07-12T19:53:47Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9017-
dc.description.abstractSelf-compacting concrete (SCC), developed in Japan in 1988, is an innovation in the construction industry that eliminates the need for external vibration during the concreting process and fills the forms autonomously. This type of concrete has become a popular option for the execution of monolithic structures, such as concrete walls and prefabricated parts. However, shrinkage is a significant challenge faced when using self-compacting concrete, as this problem can be caused by a number of factors, including plastic, chemical, thermal and hydraulic shrinkage. The aim of this work is to evaluate the behavior of different types of self-compacting concrete using the reference mix commonly used in concrete wall construction. This study will analyze the mechanical behavior and shrinkage of the concrete in the reference mix, as well as its response when fibers and the shrinkage-reducing additive (RR) are added. The tests carried out are: axial compression, diametral compression tensile, modulus of elasticity, absorption, double punching and shrinkage. All the results of these tests were similar, except for shrinkage and immersion. The RR additive proved effective in combating shrinkage, with a 36% improvement compared to the reference mix. The polypropylene fiber, due to its low dosage in the mix and its low modulus of elasticity, did not obtain significant results, but only a 12.48% improvement in combating shrinkage.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto autoadensável-
dc.subjectretração-
dc.subjectfibras-
dc.subjectdosagem-
dc.subjectensaio-
dc.subjectparede de concreto-
dc.subjectredutor de retração.-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleEstudo da caracterização mecânica e retração do concreto autoadensávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRES BATISTA CHEUNG-
dc.description.resumoO concreto autoadensável (CAA) desenvolvido no Japão em 1988 é uma inovação na construção civil que dispensa a necessidade de vibração externa durante o processo de concretagem, preenchendo as formas de maneira autônoma. Esse tipo de concreto tem se tornado uma opção popular para a execução de estruturas monolíticas, como paredes de concreto e peças pré-fabricadas. No entanto, a retração é um desafio significativo enfrentado durante o uso do concreto autoadensável, uma vez que esse problema pode ser causado por diversos fatores, incluindo retração plástica, química, térmica e hidráulica. O objetivo desse trabalho é avaliar o comportamento de diferentes tipos de concreto autoadensável utilizando o traço de referência comumente empregado em obras de parede de concreto. Esse estudo irá analisar o comportamento mecânico e a retração do concreto no traço referência, bem como sua resposta quando adicionado fibras e o aditivo redutor de retração (RR). Os ensaios que foram realizados são: compressão axial, tração por compressão diametral, módulo de elasticidade, absorção, duplo puncionamento e retração. Todos os resultados desses ensaios se mostraram semelhantes, exceto o de retração e imersão. O aditivo RR se mostrou eficaz para combater a retração, tendo uma melhora de 36% em comparação com o traço referência. Enquanto com a fibra de polipropileno, devido à sua baixa dosagem no traço e a seu baixo módulo de elasticidade não obteve resultados significantes, chegando a uma melhora de 12,48% no combate a retração.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

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