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dc.creatorPAULA LASALVIA SCHUSSLER-
dc.date.accessioned2024-07-12T15:13:54Z-
dc.date.available2024-07-12T15:13:54Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9015-
dc.description.abstractIn the early 1940s, Brazil witnessed a significant industrialization process driven by the decline of railway transport and the growth of the automotive industry. Road networks became crucial for national transportation, handling over 60% of freight and 90% of passenger traffic. However, the inadequate condition of these highways underscores the urgent need for effective and sustainable solutions for their maintenance, aiming to preserve natural resources and minimize environmental impacts. This study evaluated the performance of soils stabilized with CCA for use in pavement base layers, comparing them to soils stabilized with Portland cement under equivalent dosages and conditions. The methodology adhered to the empirical method specified in DNIT 142/2022-ES, with results analyzed against regulatory limits. Findings indicated that incorporating both cement and CCA as soil stabilizers significantly impacted the investigated geotechnical properties. Cement enhanced soil mechanical strength by increasing cohesion and compression resistance. Conversely, CCA-treated soils showed higher liquid and plastic limits but reduced soil expansion. Long-term field studies are recommended to validate the sustainability and efficacy of these materials in real-world applications, accounting for climatic and loading variables.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidade. Pavimentação. Estabilização. Cinza da casca de arroz.-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleAvaliação da substituição do cimento Portland por cinza de casca de arroz (CCA) em solos melhorados para utilização em camadas de base de pavimentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DANIEL ANIJAR DE MATOS-
dc.description.resumoNo início da década de 1940, o Brasil testemunhou um processo robusto de industrialização, impulsionado pelo declínio do transporte ferroviário e pelo crescimento da indústria automobilística. As malhas rodoviárias tornaram-se vitais para o transporte nacional, movimentando mais de 60% das cargas e 90% dos passageiros. No entanto, a condição inadequada dessas rodovias destaca a necessidade urgente de soluções eficazes e sustentáveis para sua manutenção, visando à preservação dos recursos naturais e à minimização dos impactos ambientais. Este estudo avaliou o desempenho de solos estabilizados com CCA para aplicação em camadas de base de pavimentos, comparando-os com solos estabilizados com cimento Portland, utilizando dosagens e condições equivalentes. A metodologia seguiu o método empírico das especificações do DNIT 142/2022-ES, com análise dos resultados conforme os limites normativos. Os resultados indicaram que a inclusão de cimento e CCA como estabilizadores de solo teve impactos significativos nas propriedades geotécnicas investigadas. O cimento melhorou a resistência mecânica do solo ao aumentar a coesão e resistência à compressão. Em contrapartida, os traços com CCA apresentaram aumento nos limites de liquidez e plasticidade, embora tenham reduzido a expansão do solo. Para validar a sustentabilidade e eficácia desses materiais em aplicações reais, são recomendadas investigações adicionais de longo prazo, considerando variáveis climáticas e de carga.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

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