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dc.creatorRosinete Barbosa Pedro-
dc.date.accessioned2024-07-12T15:03:13Z-
dc.date.available2024-07-12T15:03:13Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9014-
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se estabelece o uso de tecnologias para interações em língua kaiowá pela comunidade indígena da Aldeia Panambi, no município de Douradina-MS, identificando aspectos linguísticos/identitários e caracterizando possíveis mudanças de prática de uso dessa e de outras línguas nesse contexto. Para tanto, busco: i) descrever o território étnico-cultural e linguístico na aldeia indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii) identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para interações em kaiowá e demais línguas, pela comunidade; ii) analisar se as tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua cultura. Como aporte teórico, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada, baseio-me em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e da vivência profissional da pesquisadora, que atua como professora na Aldeia e tem acompanhado as transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da própria pesquisadora sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e na língua materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em kaiowá. Além disso, o fazem para comunicação com seus pares e consideram que sua identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém se mantendo em seu aspecto indígena Kaiowá. Palavras-chave: língua indígena; tecnologias digitais; Guaranis-Kaiowá.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua indígena-
dc.subjecttecnologias digitais-
dc.subjectGuaranis Kaiowá.-
dc.titleUso de tecnologias digitais para interações em Língua Kaiowá na terra indígena Panambi-Lagoa Ricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabiana Pocas Biondo Araujo-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar como se estabelece o uso de tecnologias para interações em língua Kaiowá pela comunidade indígena da Aldeia Panambi, no município de Douradina-MS, identificando aspectos linguísticos/identitários e caracterizando possíveis mudanças de prática de uso dessa e de outras línguas nesse contexto. Para tanto, buscamos: i) descrever o território étnico-cultural e linguístico na aldeia Indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii) identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para interações em Kaiowá e demais línguas, pela comunidade ii) analisar se as tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua cultura. Como aporte teórico, em perspectiva da Linguística Aplicada, baseamo-nos em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e vivência profissional da pesquisadora, que atua como professora na Aldeia, e tem acompanhado as transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade. Para geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da própria pesquisadora, sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e língua materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em Kaiowá. Além disso, o fazem para comunicação com seus pares, e consideram que sua identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém mantendose em seu aspecto indígena Kaiowá.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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