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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVelasques, Murilo Zanutto-
dc.date.accessioned2011-11-28T16:32:33Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:46Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/900-
dc.description.abstractA cadeia produtiva da carne é estabelecida como o conjunto de atividades que se articulam desde as fases iniciais da elaboração de um produto até atingir o consumidor específico. Nela se incluem fornecedores de insumos, produtores, indústrias processadoras; distribuidores, comercialização e consumidor final. Órgãos como associações de classe; instituições de ensino, pesquisa e certificação influenciam toda a cadeia produtiva ao garantir a procedência de um produto e divulgar conhecimento e tecnologia. Uma estratégica empresarial que visa maior rentabilidade e diferenciação do produto elaborado é a formação de parcerias entre os agentes dessa cadeia produtiva para produção de alimento seguro e de qualidade superior. Essas parcerias se enquadram nas teorias de Alianças Estratégicas e de Cadeia de Valor. O objetivo desse trabalho foi pesquisar e analisar parcerias estratégicas para agregação de valor na cadeia produtiva da carne bovina no Mato Grosso do Sul, identificando seus aspectos positivos e críticos. A metodologia definida foi a análise de estudo de caso com realização de entrevistas semi-estruturadas. Os três casos analisados foram a Parceria Novilho Precoce, a Parceria Boi Orgânico e o Programa Novilho Supreme. Todos os casos estudados têm produto “carne” diferenciado e com valor agregado, produzindo resultados significativos e de sucesso para os participantes. A formação de uma aliança estratégica esbarra em algumas dificuldades de acordo com a oferta e procura do produto diferenciado oferecido. Essas dificuldades, no entanto, não são suficientes para interromper o processo. A análise das parcerias pesquisadas permite concluir que o descompasso percebido entre a produção e a comercialização pode ser solucionado consolidando as alianças, atuando de forma ampla, com envolvimento dos diversos segmentos que a compõem, desde de fornecedores de insumos até o setor de distribuição, e principalmente, incluir estratégias para o reconhecimento do produto pelo consumidor.pt_BR
dc.description.abstractThe production chain for meat follows set stages, beginning with the inputs into the production and finishing by reaching the consumer. The chain includes suppliers, producers, industry, distributors, marketing and the consumes. There are numerous influences upon the productive chain, including universyties, class association, research and certification. These affect the productive chain through advances in technology which are incorporated into the process. The formation of partnerships between the agents within the productive chain enhances the safety of the meat and quality of the food. This business strategy differentiates the product from others in the market and results in the high levels of profitability. These partnerships come from the theories of “Strategic Alliances” and “Chain of Value” theories. The objective of this academic work is research and analysis of strategic partnerships which add value to the productive chain of meat in Mato Grosso do Sul. In undertaking this analysis identification of the positive and negative aspects of these strategic partnerships will be considered. The methodology for this academic work is analysis of case studies and structured interviews. The three case studies analysed are “Parceria Novilho Precoce”, “Parceria Boi Orgânico” and “Programa Novilho Supreme”. All cases analysed have unique processes and partnerships which differentiate them from other producers within the market. These cases show that differentiated process have added value and significant and successful results have been demonstrated. There are many difficulties in create these alliances stemming from the laws of demand and supply. However, these difficulties are sufficient to prevent the formation and continuation of those alliances.The analysis of these research partnerships allows us to conclude that the observed imbalance between the production and the consumption of the product can be solved by forming stronger alliances, involving all the actors within the production chain and marketing strategies to increase the awareness of consumers about the product.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBovinocultura de Corte - aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEconomia Agrícolapt_BR
dc.subjectProdução (Economia)pt_BR
dc.titleAlianças estratégicas na cadeia produtiva da carne bovina do estado de Mato Grosso do Sul: estudo multi casospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campeão, Patricia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

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