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dc.creatorLEOPOLDO SANTOS SILVA-
dc.date.accessioned2024-07-09T19:13:41Z-
dc.date.available2024-07-09T19:13:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8987-
dc.description.abstractThis work proposes an integer linear programming approach to solve the course distribution problem. Relevant factors for the developed model include the limit of each teacher's semester workload, ability, which relates each course to the teachers' areas of activity, and the teachers' individual satisfaction, which is sought to be maximized by the model. Even though it is an NP-hard problem, it was possible to obtain optimal solutions in a relatively short time for instances of medium complexity. Computational tests conducted on pseudo-random instances and on a real instance show that the application of this approach within the scope of Facom is viable.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprogramação linear inteira-
dc.subjectproblema da atribuição de disciplinas-
dc.subjectotimização-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleUma abordagem exata para o problema de distribuição de disciplinaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1EDNA AYAKO HOSHINO-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma abordagem de programação linear inteira para resolver o problema da distribuição de disciplinas. São considerados como fatores relevantes para o modelo desenvolvido, o limite de carga horária semestral de cada docente, a aptidão, que relaciona cada disciplina às áreas de atuação dos docentes, e a satisfação individual dos professores, a qual se busca maximizar através do modelo desenvolvido. Ainda que se trate de um problema NP-difícil, foi possível obter soluções ótimas em um período de tempo relativamente curto para instâncias de complexidade média. Testes computacionais realizadas em instâncias geradas de forma pseudo-aleatória e em uma instância real mostram que a aplicação desta abordagem no âmbito da Facom é viável.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

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