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dc.creatorHall, Rosemar José-
dc.date.accessioned2011-11-28T16:31:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:15Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/889-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender o comportamento do consumidor de produtos diet e light, por meio da análise dos motivos que levam ao consumo desses produtos. Pretende-se, ainda, identificar variáveis que determinam o comportamento de consumo de produtos alimentícios diet e light em grupos de consumidores no Brasil, com base em variáveis sócio-demográficas e comportamentais. A pesquisa utilizou-se do método hipotético-dedutivo, em duas etapas: primeiramente, foi feito estudo bibliográfico, em um segundo momento foi conduzido uma análise quantitativa de banco de dados de levantamentos realizados em quatro regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiania (GO) e Recife (PE). Foram aplicados 1605 questionários sendo, em torno de 400 em cada cidade. A análise foi feita por meio de estatística descritiva, análise de variancia e análise de cluster. Os resultados revelam que 22% da população brasileira consomem frequentemente produtos diet e/ou light. Os motivos encontrados foram: prescrição médica, não engordar ou por fazer bem à saúde. Os fatores escolaridade, renda e genero influenciam no consumo desses produtos, mas a idade não influencia. A análise de cluster revelou que a população do sul e sudeste, com maior renda e maior informação são os principais consumidores.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand the consumer's of products diet behavior and light, through the analysis of the reasons that take to the consumption of those products. It is intended, still, to determine the behavior of consumption of products nutritious diet and light in consumers' groups in Brazil, with base in partnerdemographic variables of the behavior. The research was used of the hypotheticaldeductive method, in two stages: firstly, it was made a bibliographical study, in a second moment it was lead a quantitative analysis of a data bank of risings accomplished in four areas of the country: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO) and Recife (PE). They were applied 1605 questionnaires being, around, 400 in each city. The analysis was made through descriptive statistics, variance analysis and cluster analysis. The results reveal that 22% of the Brazilian population frequently consumes products diet and/or light. The found reasons were: medical prescription, not putting on weight or for doing the health well. The factors, formation pays and gender influences in the consumption of those products, but the age doesn't influence. The cluster analysis revealed that the population of the south and southeast and with larger income and larger information they are the main consumers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHábitos Alimentarespt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectAlimentos Dietéticospt_BR
dc.titleFatores que influenciam o consumo de produtos diet e light no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Dario de Oliveira-
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