Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Bárbara Campiteli-
dc.date.accessioned2024-06-05T16:22:45Z-
dc.date.available2022-12-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8792-
dc.description.abstractThis Final Graduation Project presents some reflections on the artist's diary, in which drawing, integrated into the creative process, transcends the barriers of the medium and brings us closer to the particular meaning of the unique experience of human beings in the world. Without intending to dwell on a detailed historical analysis, the text provides an overview of discourses and practices on drawing, which throughout this research is understood as a tool that brings us closer to the visual investigation of our world. To research this approach, I highlight and utilize the artist's diary, historically present in the history of Art, as a means to design, store sketches, conduct experiments, develop paintings, and produce quick drawings. Thus, with the aim of reporting my experience with the artist's diary and the possibility of its use as a research object for those who may be interested, I gather in this work the creations of Leonardo Da Vinci, Guillermo Del Toro, and Edith Derdyk, along with my personal productions at a symbolic, figurative, and abstract level. I explore, to some extent, their limits in contemporary artistic production, in which drawing is enhanced as a device of the creative process and our perception of the world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso criativo, Desenho, Percepção.pt_BR
dc.titleO diário do artista: desenhando e redesenhando o processo de criaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANTONINI DE SOUZA, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5053102098056338pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327617226468390pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta algumas reflexões sobre o diário de artista, no qual o desenho, integrado ao processo de criação, ultrapassa barreiras do suporte e nos aproxima do significado particular da vivência única dos seres humanos no mundo. Sem o intuito de deter-se em uma análise histórica detalhada, o texto traz um levantamento de discursos e práticas sobre o desenho, que ao longo desta pesquisa é compreendido como uma ferramenta que nos aproxima da investigação visual de nosso mundo. Para pesquisar essa abordagem, destaco e faço uso do diário de artista, historicamente presente na história da Arte, como meio para projetar, guardar rascunhos, realizar experimentações, desenvolver pinturas e produzir desenhos rápidos. Assim, com o objetivo de relatar a minha experiência com o diário de artista e a possibilidade de sua utilização como objeto de pesquisa a quem possa interessar, reúno neste trabalho criações de Leonardo Da Vinci, Guillermo Del Toro e Edith Derdyk, e minhas produções pessoais em nível simbólico, figurativo e abstrato, explorando, de certo modo, os seus limites na produção artística contemporânea, pela qual o desenho se potencializa como um artifício do processo criador e de nossa percepção de mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAALCpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bárbara Campiteli de Almeida TCC.pdf50,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons