Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8791
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Meu sangue paraguaio: a harpa e o ensino de artes visuais |
Autor(es): | OSSUNA BRAZ, Luciano |
Primeiro orientador: | ANTONINI DE SOUZA, Paulo César |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, referente à graduação de Artes Visuais Licenciatura da FAALC/UFMS, traz o olhar para a Harpa Paraguaia, instrumento que está presente desde a fronteira com o Paraguai, configurando-se também como uma das manifestações da cultura popular de Mato Grosso do Sul. Pesquisando os fenômenos que envolvem sua materialidade, por uma abordagem estética, simbólica e cultural, a investigação teve o objetivo de identificar e compreender significados em práticas de ensino de artes visuais que envolvam aspectos de manifestações culturais no Mato Grosso do Sul. Para alcançar esses objetivos, além da revisão teórica, utilizei o levantamento bibliográfico e, apoiado por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, contei com a participação de dois docentes de Arte da rede pública sul-mato-grossense, que responderam a um questionário. A análise deste material se encontra reunida no trabalho em três categorias temáticas: A) Desenvolvimento da sensibilidade; B) Desenvolver aspectos da cultura; C) Produções artísticas que acontecem. Nas considerações, apresento reflexões que sugerem uma perspectiva para contribuir para a formação transversal em artes visuais e também para minha própria prática. |
Abstract: | This Final Graduation Project, related to the Visual Arts Licensure program at FAALC/UFMS, focuses on the Paraguayan Harp, an instrument that has been present since the border with Paraguay and also represents a manifestation of the popular culture of Mato Grosso do Sul. By researching the phenomena involving its materiality through an aesthetic, symbolic, and cultural approach, the investigation aimed to identify and understand meanings in visual arts teaching practices that encompass aspects of cultural manifestations in Mato Grosso do Sul. To achieve these objectives, in addition to the theoretical review, I conducted a bibliographic survey and, supported by a qualitative research methodology with a phenomenological approach, included the participation of two Art teachers from the public network of Mato Grosso do Sul, who responded to a questionnaire. The analysis of this material is organized into three thematic categories: A) Development of Sensitivity; B) Developing Cultural Aspects; C) Artistic Productions that Occur. In the considerations, I present reflections that suggest a perspective to contribute to transversal education in visual arts and also to my own practice. |
Palavras-chave: | Harpa Paraguaia; Cultura popular; Fronteira; Ensino de Arte |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAALC |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8791 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciano Ossuna Braz TCC.pdf | 39,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons