Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaroline Ferreira Brizon Bezerra-
dc.date.accessioned2024-05-28T15:38:31Z-
dc.date.available2024-05-28T15:38:31Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8778-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the identity constructions of the "sendo fronterizo", inhabitant of the Brazil-Bolivia border, through the literature written by two Corumbá poets: Benedito C. G. Lima and Ângela Maria Pérez. The qualitative and interdisciplinary study analyzed the writings through the social lens of literature, based on Candido, Sapiro, and Ferguson. Understanding that the text’s social role is relevant to explaining its ideas and structure, the research aimed to understand the identity constructions that take place in the literature of those who inhabit this border. It sought to observe the presence of topics related to love of the land, social criticism, and ethnic mixing in the writings, as well as to investigate contrasts and similarities between the works and their socio-cultural scenario. The results illustrate a border identity construction characterized by contradiction and paradox, the in-between place about which the poet speaks and from which he speaks. The concept of “crioulidade” and Glissant's Poetics of Relation helped to understand the relational vision established by the poetic self, which always sees itself in relation to the Other and constructs itself discursively based on this relationship. Pérez’s diverse use of language, which she develops using Portunhol sometimes even Guarani, is an example of this vision, which is significant given the scarcity of Brazilian women writing in Portunhol. Based on Glissant concept, the concept of Post-War Poetics was conceived to encompass and explain, considering the effects of the Paraguayan War in this region, the fragmented, prejudiced, and hierarchical relationships that exist in Pérez and Lima's Corumbaense society, as well as the artists' quest to bring to light characters from the "anti-city". The analysis of the texts, the study of Portunhol, and the understanding of identity based on the Poetics of Relation led to a change in the concept of "ser fronteiriço" to "sendo fronteirizo", which intends to describe the environment of contradictions, cultural diversity, and linguistic contacts in which a mutable identity creation takes place, centered on contradiction, paradox, and relations. Keywords: Borders literature. Identity. Ethnicity.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura fronteiriça-
dc.subjectIdentidade-
dc.subjectEtnia.-
dc.titleCONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS ÀS MARGENS DO PARAGUAI: UMA ANÁLISE DA POESIA FRONTEIRIÇA DE BENEDITO C.G. LIMA E ÂNGELA MARIA PÉREZpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucilene Machado Garcia Arf-
dc.description.resumoEste trabalho realizou uma análise das construções identitárias do “sendo fronterizo”, habitante da zona fronteiriça Brasil-Bolívia, por meio da literatura escrita por dois poetas corumbaenses: Benedito C. G. Lima e Ângela Maria Pérez. O estudo qualitativo com enfoque interdisciplinar buscou analisar os escritos pelo viés social da literatura, a partir de Candido, Sapiro e Ferguson, entendendo ser o papel social da obra relevante para se explicar suas ideias e estrutura. A pesquisa buscou compreender as construções identitárias que se dão no âmbito da literatura daqueles que habitam essa fronteira, observar a presença de tópicos relativos ao amor à terra, crítica social e mistura étnica nos escritos e estabelecer movimentos de aproximação e contraste entre as obras e o cenário sociocultural em que se inserem. Os resultados apontaram para uma construção identitária fronteiriça permeada pela contradição e paradoxo, o entrelugar sobre o qual fala e a partir do qual discursa o poeta. A aplicação do conceito de crioulidade e de Poética da Relação de Glissant mostrou-se eficaz para a compreensão da visão relacional estabelecida pelo eu poético que vê sempre em relação ao Outro e se constrói discursivamente a partir dessa relação. Inclusive, esse processo pode ser visto na mistura linguística presente em alguns poemas de Ângela Maria Pérez, que os desenvolve usando o portunhol, às vezes até mesmo o Guarani, o que é significativo diante do cenário escasso de mulheres brasileiras que escrevem em portunhol. A partir dessa Poética da Relação, foi possível chegar ao conceito de Poética do Pós-Guerra, que pretende abranger e explicar, considerando os efeitos da Guerra do Paraguai nesse lugar, as relações fragmentadas, preconceituosas e hierarquizadas que ganham espaço na sociedade corumbaense de Pérez e Lima, além da busca dos artistas por trazer à tona personagens da “anticidade”. A análise dos textos, o estudo do portunhol e a compreensão da identidade a partir da Poética da Relação provocou uma mudança do conceito “ser fronteiriço” para “sendo fronterizo” ao longo da pesquisa, o qual pretende abranger o ambiente de contradições, de contatos culturais e linguísticos diversos em que se desenrola uma criação identitária mutável que tem como centro a contrariedade, o paradoxo e a relação. Palavras-chave: Literatura fronteiriça. Identidade. Etnia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação versão final[2].pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.