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dc.creatorRAFAELA TEODORO ALVES-
dc.date.accessioned2024-05-21T19:51:33Z-
dc.date.available2024-05-21T19:51:33Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8766-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to evaluate the relationship between personality traits, subjective well-being, and the imposter phenomenon in children. To achieve this goal, two manuscripts were developed. The first had a qualitative approach and sought to gather information on the connection between impostorism and mental health variables through a systematic review. Fifty-four relevant articles were analyzed, included after the application of readability criteria. The results highlighted several mental health variables related to the IP and demonstrated that impostorism manifests in various contexts and samples, in addition to the need for more research in this field. The second manuscript, of an empirical nature, aimed to assess to what extent personality traits, subjective well-being, and the imposter phenomenon are related in a sample of children. One hundred seventeen elementary school students from Campo Grande (MS), with an average age of 11 years, participated in the study. The results revealed a significant negative correlation between the imposter phenomenon and overall wellbeing, as well as it being predicted by the IP and by extraversion, openness to change, and conscientiousness. These findings indicate the importance of subjective well-being and personality traits in understanding impostorism, highlighting the need for future research to expand on these results. In summary, the results obtained in the two manuscripts contribute to achieving the overall objective of this dissertation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfenômeno impostor-
dc.subjectpersonalidade-
dc.subjectbem-estar subjetivo-
dc.subjectinfantil.-
dc.titlePersonalidade e bem-estar subjetivo: o papel mediador do fenômeno do impostor em criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ana Karla Silva Soares-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi avaliar a relação entre os traços de personalidade, o bem-estar subjetivo e o fenômeno do impostor em crianças. Para atingir esse fim, foram elaborados dois manuscritos. O primeiro teve uma abordagem qualitativa e buscou reunir informações sobre a conexão entre o impostorismo e variaveis de saúde mental por meio de uma revisão sistemática. Foram analisados 54 artigos relevantes, incluidos após aplicação de critérios de legibilidade. Os resultados destacaram diversas variaveis de saúde mental que se relacionam com o FI e demonstraram que o impostorismo se manifesta em contextos e amostras variadas, além da necessidade de mais pesquisas nesse campo. O segundo manuscrito, de natureza empírica, visou avaliar em que medida e os traços de personalidade, o bem-estar subjetivo e o fenômeno do impostor se relacionam em uma amostra de crianças. Participaram do estudo 117 estudantes do ensino fundamental de Campo Grande (MS), com idade média de 11 anos. Os resultados revelaram uma correlação significativa e negativa entre o fenômeno do impostor e o bem-estar geral, bem como que ele foi predito pelo FI e pela extroversão, abertura à mudança e conscienciosidade. Esses achados indicam a importância do bem-estar subjetivo e dos traços de personalidade na compreensão do impostorismo, destacando a necessidade de pesquisas futuras para ampliar esses resultados. Em suma, os resultados obtidos nos dois manuscritos contribuem para alcançar o objetivo geral desta dissertação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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