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dc.creatorAdriana Onofre Schmitz-
dc.date.accessioned2024-05-06T17:25:49Z-
dc.date.available2024-05-06T17:25:49Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8731-
dc.description.abstractThe sexuality of adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) is little studied in Brazil, which limits understanding of the phenomenon and makes it difficult to provide these young people with guidance and support in their sexual education process. The theoretical framework that supported this study was the Theory of Social Representations (TRS), which allowed investigating the social representations of sexuality in adolescents with ASD, from the perspective of guardians and support professionals from an institution that provides services to this population. Seven managers and five professionals from the collaborating institution were interviewed. Data collection was through semi-structured interviews that were recorded and transcribed for analysis. The Collective Subject Discourse (DSC) method was used for tabulation and as a result, eight DSC were created for guardians and six DSC for support professionals, which corroborate the findings in research in Brazil and abroad. As social representations (SR) are an expression of the search to make what is perceived as uncommon common and real, the DCS showed that the sexuality of people with autism is not perceived as something natural, constituent of the subject. The process of preparing SRs, both for those responsible and for support professionals, is in the anchoring phase. This leads to the need for more discussions and studies on the topic so that it can proceed to the objectification phase, and thus complete the process of constituting SR based on the experiences and reality of adolescents with autism, and thus allow the elaboration of programs and materials focused on the topic that support the practice of guidance and support for this population.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject--
dc.titleSEXUALIDADE DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVA DE PAIS E PROFISSIONAIS DE APOIOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Elenir Rose Jardim Cury-
dc.description.resumoA sexualidade de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pouco estudada no Brasil, o que limita a compreensão sobre o fenômeno e dificulta proporcionar a esses jovens, orientação e apoio no seu processo de educação sexual. O referencial teórico que embasou esse estudo foi a Teoria das Representações Sociais (TRS) que permitiu investigar as representações sociais da sexualidade de adolescentes com TEA, na perspectiva de responsáveis e profissionais de apoio de uma instituição que presta serviços a essa população. Foram entrevistadas sete responsáveis e cinco profissionais da instituição colaboradora. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas e transcritas para análise. Para tabulação foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e como resultado foram elaborados oito DSC para responsáveis e seis DSC para os profissionais de apoio, que corroboram os achados em pesquisas no Brasil e no exterior. Como as representações sociais (RS) são expressão da busca de tornar comum e real aquilo que é percebido como incomum, os DSC mostraram que a sexualidade da pessoa com autismo não é percebida como algo natural, constituinte do sujeito. O processo de elaboração das RS, tanto de responsáveis quanto de profissionais de apoio, se encontra na fase de ancoragem. O que leva a necessidade de mais discussões e estudos sobre o tema para que se possa seguir para fase de objetivação, e assim completar o processo de constituição de RS baseadas nas experiências e na realidade dos adolescentes com autismo, e com isso permitir a elaboração de programas e materiais voltados para o tema que deem sustentem a prática de orientação e suporte a essa população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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