Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8723
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dc.creatorMotta, Nádia de Moura Mattos-
dc.date.accessioned2024-04-30T16:35:24Z-
dc.date.available2024-04-30T16:35:24Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8723-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze how the implementation of competency management practices applied from a behavioral perspective can influence the quality of services provided by the MPMS. The quality of public services is frequently questioned by their users. From this vantage point, given that public servants gain entry to public careers through public service entrance exam or assessment test evaluating their technical and academic knowledge is evaluated, it is assumed that all individuals are qualified to fulfill a public service duty or function. However, a pertinent question arises: why does dissatisfaction with public service persist? Within this framework, issues pertaining to behavioral competencies were examined as they are wholly disregarded by the prevailing method of entry into public service. For this analysis, a qualitative research approach was used, with a purpose of the type applied, regarding the objectives, as explanatory research, with the collection of data from the case through documentary research methodology. With the assistance of a behavioral profile mapping software already utilized by the organization, data were collected, and a comparison was drawn between two groups of public servents: one group with profile more closely aligned with the base profile and another group with profile less aligned with the base profile. Through this analysis, it was possible to conclude that individuals with a more closely aligned profile demonstrated superior performance, exhibiting an IQE of 84.4%, thus delivering higher quality activities compared to the other group, which averaged an IQE of 48.9%. The findings lead to the conclusion that competency management, especially concerning behavioral competencies, can directly impact the quality of services provided, particularly when employees are assigned roles or tasks congruent with their respective profile, in this case, outperforming them by 72,6%.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject--
dc.titleCompetências comportamentais e seus impactos na qualidade da prestação dos serviços públicos no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Denise Barros de-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo principal analisar como o uso das práticas de gestão por competências aplicadas sob a ótica comportamental pode impactar na qualidade dos serviços prestados pelo MPMS. A qualidade na prestação dos serviços públicos é comumente questionada por seus usuários. Nessa perspectiva, considerando que os servidores acessam às carreiras públicas por meio de concurso público ou processo seletivo, pelo qual são avaliados conhecimentos técnicos e acadêmicos, tem-se que todos são aptos a desempenhar o cargo ou função pública. Entretanto, questiona-se: por que a insatisfação com o serviço público permanece? Neste contexto, analisou-se as questões vinculadas às competências comportamentais tendo em vista que essas são totalmente desconsideradas pela forma de ingresso no serviço público. Para esta análise, valeu-se da pesquisa do tipo qualitativa, com finalidade do tipo aplicada, quanto aos objetivos, explicativa, com a coleta de dados do caso de estudo, por meio de pesquisa documental. Com o auxílio de um software de mapeamento de perfil comportamental já empregado pelo órgão, utilizou-se dos dados mapeados e realizou-se um comparativo de desempenho de qualidade entre dois grupos de servidores: o 1º com perfis mais aderentes ao perfil-matriz do cargo pesquisado, e o 2º grupo, com perfis pouco aderentes ao perfil-matriz. Da análise, foi possível concluir que os servidores com perfis mais aderentes apresentaram desempenho superior, com índice de Qualidade Empregada (IQE) médio de 84,4%, atribuindo maior qualidade às atividades desenvolvidas, se comparado ao IQE do 2º grupo, que apresentou média de 48,9%. Os resultados permitiram concluir que as competências comportamentais, podem impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados, sobretudo quando os servidores estão alocados em funções ou atividades convergentes com seu perfil, neste caso, apresentando desempenho superior em 72,6%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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