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dc.creatorOno, Igor-
dc.date.accessioned2024-04-25T21:08:07Z-
dc.date.available2024-12-25-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8707-
dc.description.abstractCurrently, a lot of research is being carried out regarding the activation of three-phase motors for electric and hybrid vehicles. Cars like the Toyota Prius and Nissan Leaf use angular position sensors called resolvers to estimate the speed of your engines. The resolver generates two analog signals modulated amplitude. On the other hand, modern closed-loop control of a three-phase motor requires, in addition to the two resolver signals, the measurement of two currents. Therefore, four analog signals must be digitized. Many digital processors use an analog-to-digital converter with a analog multiplexer to discretize the input signals. The multiplexing in frequency domain was recently proposed to simplify the process of acquisition of signals, but the operating frequency of the resolver chosen in proposals previous studies obtained satisfactory but limited responses. This course conclusion work proposes an improvement in the technique of frequency multiplexing of current sensor signals and solving, through of using high operating frequencies to resolve and synchronize the outputs of the sensor solve with the modulation technique that controls the motor inverter. O result obtained shows that the system response is improved for more poles quickly, thus reducing the transitory period and, due to the proposed system, the error in steady state for higher excitation frequencies. It was then obtained a simpler multiplexing system with signal demultiplexing with greater accuracy than in other works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAcionamentospt_BR
dc.subjectmotorespt_BR
dc.subjectmultiplexação em frequênciapt_BR
dc.subjectsensorespt_BR
dc.titleAprimoramento da Técnica de Multiplexação no Domínio da Frequência para Acionamentos de Motores Trifásicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1García, Raymundo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4659845416801791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2328698017896340pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas em relação ao acionamento de motores trifásicos para veículos elétricos e híbridos. Automóveis como o Toyota Prius e o Nissan Leaf usam sensores de posição angular chamados de resolver para estimar a velocidade de seus motores. O resolver gera dois sinais analógicos de amplitude modulada. Por outro lado, o controle moderno em malha fechada de um motor trifásico requer, além dos dois sinais do resolver, a medição de duas correntes estatóricas. Portanto, quatro sinais analógicos devem ser digitalizados. Muitos processadores digitais usam um conversor analógico-digital com um multiplexador analógico para discretizar os sinais de entrada. A multiplexação no domínio da frequência foi proposta recentemente para simplificar o processo de aquisição de sinais, mas a frequência de operação do resolver escolhida em propostas anteriores obtiveram respostas satisfatórias, mas limitadas. Este trabalho de conclusão de curso propõe um aprimoramento da técnica de multiplexação em frequência dos sinais dos sensores de corrente e resolver, através do uso de altas frequências de operação de resolver e sincronizando as saídas do sensor resolver com a técnica de modulação que controla o inversor do motor. O resultado obtido mostra que a resposta do sistema é aprimorada para polos mais rápidos, reduzindo assim o período transitório e, devido ao sistema proposto, o erro no regime permanente para frequências de excitação mais altas. Foi obtido então um sistema de multiplexação mais simples e com uma demultiplexação de sinais com maior exatidão que em outros trabalhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAENGpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
local.publisher.departmentCurso de Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
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