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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MAYARA CRISTINA DOS SANTOS VIEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T13:53:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T13:53:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8693 | - |
dc.description.abstract | They knew they could be arrested. The general objective of this research was to investigate the processes of subjectivities and power relations in the constitution of women teachers of Pelvic Dances. The specific objective focuses on problematizing tensions and displacements through the complexities and potentialities observed during the route construction. This research involved qualitative methodology, in which the data collected were produced using two research instruments, one questionnaire and a semi-structured interview, both online, with the participation of nine Pelvic Dance teachers. The investigation also went through the bricolage methodology, using the goddesses as analytical tools mythological, Foucauldian discourse analyses, moving through intersectionality in a constructionist approach and decoloniality, articulating with the markers social difference. Teachers who had family support regarding their decisions in their trajectories in Pelvic Dances, demonstrated that this factor was a facilitator for delve deeper into dance studies and, in some cases, their emotional relationships They ended up becoming his work partners. Religion was also a point of highlighted in the analyses, as it was controversial within the life process of interviewed, not only Christianity, but mainly it, due to the influence as a colonized country. Other factors also contributed to these relationships of power and subjectivities were produced, such as: gender, race, class, sexuality, profession, precarious work, machismo, prejudice, harassment, schooling, income, bodies, age, privilege, prostitution, sensuality, sorority, media and technologies. The research results offered dialogues and reflections on the universe of Pelvic Dances, revealing that it goes beyond an artistic expression, highlighting its role in the cultural scene and its relevance in contemporary society. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Danças Pélvicas | - |
dc.subject | Mulheres | - |
dc.subject | Relações de poder | - |
dc.subject | Subjetividades | - |
dc.subject | Interseccionalidade | - |
dc.title | Deusas que dançam: análises sobre as subjetividades e relações de poder de professoras de Danças Pélvicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marcelo Victor da Rosa | - |
dc.description.resumo | As Danças Pélvicas estão adentrando cada vez mais ao gosto dançante das mulheres, que procuram por aulas que mexam com os quadris, não somente para aprenderem a rebolar, mas, por meio das movimentações da pelve, poder libertar amarras que outrora nem se sabiam que poderiam estar presas. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os processos de subjetividades e relações de poder na constituição de mulheres professoras de Danças Pélvicas. Já o objetivo específico, focaliza em problematizar tensionamentos e deslocamentos por meio das complexidades e potencialidades observadas durante a construção do percurso. Esta pesquisa perpassou pela metodologia qualitativa, no qual os dados levantados foram produzidos por meio de dois instrumentos de pesquisa, um questionário e uma entrevista semiestruturada, ambos de forma on-line, tendo a participação de nove professoras de Danças Pélvicas. A investigação também atravessou a metodologia da bricolagem, utilizando como ferramentas analíticas, as deusas mitológicas, as análises do discurso foucaultianas, transitando pela interseccionalidade numa abordagem construcionista e pela decolonialidade, articulando com os marcadores sociais da diferença. Professoras que tiveram apoio familiar quanto às suas decisões em suas trajetórias nas Danças Pélvicas, demonstraram que esse fator foi um facilitador para se aprofundarem nos estudos das danças e em alguns casos, suas relações afetivas acabaram por virar seus parceiros de trabalho. A religião também foi um ponto de destaque nas análises, pois se apresentou controverso dentro do processo de vida das entrevistadas, não apenas o cristianismo, mas principalmente ele, pela influência enquanto um país colonizado. Outros fatores também constituíram para que essas relações de poder e subjetividades fossem produzidas, como: gênero, raça, classe, sexualidade, profissão, precarização do trabalho, machismo, preconceitos, assédios, escolarização, renda, corpos, idade, privilégio, prostituição, sensualidade, sororidade, mídia e tecnologias. Os resultados da pesquisa ofereceram diálogos e reflexões sobre o universo das Danças Pélvicas, revelando ir para além de uma expressão artística, destacando seu papel no cenário cultural e sua relevância na sociedade contemporânea. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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