Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8660
Tipo: Dissertação
Título: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO CASO PARA ENSINO NO CONTEXTO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA E A RELAÇÃO COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(es): ROGERIO MELO DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: Elisabeth de Oliveira Vendramin
Resumo: O objetivo do presente estudo é compreender como elaboração e aplicação do Caso para Ensino sobre empresa regional, que aborda elementos da Contabilidade Financeira, pode contribuir com o processo de Aprendizagem Significativa dos alunos de um curso de graduação na área de negócios em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Esta pesquisa se apoia no Método do Caso para investigar sua aplicabilidade e eficácia pedagógica no ensino de contabilidade. Ademais, este trabalho se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por Ausubel, ressaltando o valor da relação entre o conhecimento novo e o preexistente no aluno. Nesta pesquisa, emprega-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso único em uma empresa local e da aplicação aos alunos do curso de Ciências Contábeis em uma instituição pública de ensino superior, utilizando-se de técnicas de observação direta, entrevistas semiestruturadas, análise documental e questionário. Como resultado da pesquisa, destacam-se o caso para ensino desenvolvido, incorporando aspectos da contabilidade financeira de uma empresa regional e da necessidade de revisão curricular e maior integração do ensino baseado em casos. Reafirmação da eficácia do método para promover uma aprendizagem significativa em contabilidade financeira, promovendo um envolvimento direto dos estudantes na criação de seu próprio aprendizado, além do enriquecimento da experiência educacional dos alunos, demonstrando a eficácia da metodologia de casos no desenvolvimento de habilidades em contabilidade. Propõe-se, ainda, a criação de casos didáticos que reproduzam a realidade contábil brasileira, incentivando um processo de aprendizagem mais relevante e prático e expansão da pesquisa para outras instituições e contextos, além de investigação de longo prazo sobre o impacto do método do caso para ensino na prática profissional.
Abstract: The aim of this study is to understand how the development and application of a Teaching Case about a regional company, addressing elements of Financial Accounting, can contribute to the Significant Learning process of students in a business undergraduate course at a Federal Higher Education Institution. This research relies on the Case Method to investigate its applicability and pedagogical efficacy in accounting education. Furthermore, this work is based on the Theory of Meaningful Learning, proposed by Ausubel, emphasizing the value of the relationship between new and preexisting knowledge in the student. In this research, a qualitative approach is employed through a single case study in a local company and its application to students of the Accounting Sciences course at a public higher education institution, using techniques such as direct observation, semi-structured interviews, document analysis, and questionnaire. As a result of the research, the developed teaching case stands out, incorporating aspects of the financial accounting of a regional company and the need for curricular revision and greater integration of case-based teaching. The reassertion of the method's efficacy in promoting meaningful learning in financial accounting, fostering direct student involvement in creating their own learning, in addition to enriching students' educational experience, demonstrating the effectiveness of the case methodology in developing accounting skills. It is also proposed to create didactic cases that reproduce the Brazilian accounting reality, encouraging a more relevant and practical learning process and the expansion of research to other institutions and contexts, as well as a long-term investigation into the impact of the case method for teaching on professional practice.
Palavras-chave: Educação Contábil
Método do Caso
Casos Para Ensino Locais
Aprendizagem Significativa.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8660
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rogerio Melo de Oliveira_Versao Corrigida.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.