Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8634
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dc.creatorMaria Aparecida Dias de Moura da Conceição-
dc.date.accessioned2024-04-03T20:58:08Z-
dc.date.available2024-04-03T20:58:08Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8634-
dc.description.abstractThis research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, in the research line Policies, educational practices and social exclusion/inclusion. Its objective is to analyze the experience of the Socio-Emotional Dialogues Program (PDS) of the Ayrton Senna Institute (IAS) for the dissemination and elaboration of evaluation policies for socio-emotional skills in Brazil, between 2017 and 2022, for which we propose the following specific objectives: to discuss the strategies used by the IAS to establish itself as an important private apparatus of hegemony, especially in the dissemination of socioemotional skills and abilities; and, present how the IAS is included at the forefront of socioemotional skills policies in Brazil. To achieve these objectives, we organized this research in three chapters, namely: in chapter 1, entitled “Capitalist State: essential element to productive (re)structuring”, in which we search to present the projects operated by the State to maintain the dominant class . In chapter 2, we search to present the relationships between the IAS and socio-emotional skills based on a brief production survey that reaffirms the importance of discussing this topic. In bibliographic research, we mapped systematized studies for which we defined, as our bibliographic databases, the catalog of dissertations and theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO). Using different combinations of the descriptors “evaluation”, “socio-emotional” and “senna”, we collected 17 works from Capes, including dissertations and theses, and 11 articles from SciElo. In chapter 3, we present the analysis of the documents that make up the corpus of this research: the annual reports (2017 to 2022) of the IAS available on the institute's website, the PDS documents made available for the continuing training of technicians from education departments and school teams, among others that we consider relevant to answer the guiding question of this research. Our conclusions indicate that the IAS, through numbers, seeks to reaffirm the relevance of its performance on the national scene, as a disseminator of educational policies; the IAS propositions align with those of international organizations engaged in the discussion of international educational standards; the PDS has contributed to disseminating the idea that it is possible and necessary to assess socio-emotional skills at scale.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.-
dc.titleDIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS E O MODUS OPERANDI DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA DISSEMINAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabiano Antonio dos Santos-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social. Tem como objetivo analisar a experiência do Programa Diálogos Socioemocionais (PDS) do Instituto Ayrton Senna (IAS) para a disseminação e a elaboração das políticas avaliativas das competências socioemocionais no Brasil, entre 2017 e 2022, para o qual propomos como objetivos específicos: discorrer sobre as estratégias usadas pelo IAS para se estabelecer como importante aparelho privado de hegemonia, especialmente na disseminação das competências e habilidades socioemocionais; e, apresentar como o IAS se insere na vanguarda das políticas de competências socioemocionais no Brasil. Para alcançar tais objetivos, organizamos a presente pesquisa em três capítulos, a saber: No capítulo 1, intitulado “Estado capitalista: elemento essencial à (re)estruturação produtiva”, apresentamos os projetos operados pelo Estado para a manutenção da classe dominante. No capítulo 2, apresentamos as relações entre o IAS e as competências socioemocionais a partir de um breve levantamento de produção que reafirma a importância de discutir a presente temática. Na pesquisa bibliográfica mapeamos estudos sistematizados para os quais definimos, como nossas bases de dados bibliográficos, o catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). Utilizando as diferentes combinações dos descritores “avaliação”, “socioemocionais” e “senna”, coletamos na Capes 17 trabalhos entre dissertações e teses e no SciElo 11 artigos. No capítulo 3, apresentamos a análise dos documentos que compõem o corpus da presente pesquisa: os relatórios anuais (2017 a 2022) do IAS disponibilizados no site do instituto, os documentos do PDS disponibilizados para a formação continuada de técnicos das secretarias de educação e equipes escolares, entre outros que consideramos relevantes para responder à pergunta norteadora da presente pesquisa. Nossas conclusões apontam que o IAS, por meio de números, busca reafirmar a relevância da sua atuação no cenário nacional, enquanto disseminador de políticas educacionais; as proposições do IAS alinham-se com as de organizações internacionais empenhadas na discussão dos padrões educacionais internacionais; o PDS tem contribuído para disseminar a ideia de que é possível e necessário avaliar as competências socioemocionais em escala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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