Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvana Saturnino Teles-
dc.date.accessioned2024-03-26T15:24:13Z-
dc.date.available2024-03-26T15:24:13Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8602-
dc.description.abstractThis research aims to raise the confrontation of racism, by proposing the recognition and strengthening of the relations of identity and otherness, based on an intercultural perspective, critically and systematically analyzing, within the school territory and the Teaching of Visual Arts, new paths for a work of pedagogical intervention that interacts with the individuals researched, collectively and individually, seeking to work the processes arising from the colonization system such as: inequality, discrimination and institutional racism. I will use a pedagogical proposal within the Visual Arts, designed to bring the researched students closer to the researcher, capturing in detail the meaning of the social representations and strategies used by these students (3rd year of elementary school), in order to achieve a more accurate degree of investigation and data analysis.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectinterculturalidade-
dc.subjectarte-
dc.subjectidentidade/alteridade-
dc.subjectracismo-
dc.titleINTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Simone Rocha de Abreu-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Interculturalidade na Educação1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.