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dc.creatorViviane Cristina Ribeiro Fardim-
dc.date.accessioned2024-03-25T20:20:16Z-
dc.date.available2024-03-25T20:20:16Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8597-
dc.description.abstractThis research seeks to investigate the understanding of high school teachers, from state schools in the municipality of Corumbá-MS, regarding their professional teaching identity. The research is justified, above all, by the connection between daily school practices and the recent curricular reforms of High School. From a methodological point of view, a qualitative research was carried out, in which 20 teachers who work in high school from state schools participated, through a semi-structured interview. The results were systematized and analyzed using the Content Analysis technique. The teachers' responses generated different categories, revealing their isolated understanding of what is teacher identity. In other words, they highlighted aspects that influence the process of building professional identity, such as personal awareness (regarding what they think it is), the relationship with the work environment, professional profile and professional performance (practices, knowledge and experiences). The passion for the profession was also an important factor for their identification with the profession, as well as their relationship with high school students, which from the teacher's perspective, contributes to job satisfaction. On the other hand, there were also cases in which teachers did not feel identified with this stage of teaching, especially due to the discrepancy in the students’ learning. In addition, they listed numerous challenges faced during their practices in high school, resulting from the negative impacts caused by the pandemic and the reform of this stage of education, such as the reduction of workload dedicated to essential disciplines and adjustments made to legal documents related to the job practice. The teachers’ perceptions related to the difference between the teaching profession and others include devaluation, work overload and lack of respect by the society. Despite many adversities, the vast majority of teachers did not consider seeking another profession, which can be attributed to the experiences they had. Thus, it is expected to be able to contribute to the initial and continuing training of teachers, because the understanding of teacher identity is fundamental to their professional development. Keywords: High School. Teacher identity. Curriculum reforms.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.-
dc.titleCOMPREENSÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amanda de Mattos Pereira Mano-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca investigar a compreensão de professores do Ensino Médio, de escolas estaduais do município de Corumbá-MS, quanto a identidade profissional docente. A pesquisa se justifica, sobretudo, pela ligação entre as práticas cotidianas escolares e as recentes reformas curriculares do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual participaram 20 professores que atuam no Ensino Médio de escolas estaduais, por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados foram sistematizados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. As respostas dos professores geraram diferentes categorias, revelando sua compreensão de forma isolada quanto a identidade docente. Em outras palavras, eles destacaram aspectos que influenciam o processo de construção da identidade profissional, como a consciência pessoal (o que eles pensam ser), a relação com o ambiente de trabalho, o perfil profissional e a atuação profissional (práticas, conhecimentos e experiências). O gosto pela profissão também foi um fator importante para a identificação com a profissão, assim como a afinidade com os alunos do Ensino Médio, o que na perspectiva docente, contribui para a satisfação com o trabalho. Por outro lado, houve também casos em que os professores não se sentiram identificados com essa etapa de ensino, sobretudo, devido às defasagens no aprendizado dos alunos. Ainda, elencaram numerosos desafios enfrentados durante o exercício no Ensino Médio, decorrentes dos impactos negativos acarretados pela pandemia e pela reforma desta etapa do ensino, tais como a redução de carga horária dedicado às disciplinas essenciais e adequação dos documentos legais à prática. As percepções dos professores em relação à diferença entre o ofício docente e outras profissões incluem desvalorização, sobrecarga de trabalho e falta de respeito por parte da sociedade. Apesar das muitas adversidades, a grande maioria dos professores não cogitou buscar outra profissão, o que pode ser atribuído às experiências que vivenciaram. Dessa forma, espera-se poder contribuir para a formação inicial e continuada dos professores, pois o entendimento da identidade docente é fundamental para o desenvolvimento profissional dos mesmos. Palavras–chave: Ensino Médio. Identidade docente. Reformas curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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