Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Rosemeire Aparecida de-
dc.date.accessioned2024-03-07T12:49:52Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8493-
dc.description.abstractThe emphasis on teaching work in the initial grades of elementary education is, in most cases, given to literacy; therefore, studies of society and nature have been left in the background. Therefore, you may be asking yourself: What is the validity of this area in Elementary Education? Well, let's take this question as a starting point to define our work in this Issue. This is not about making the initial grade teacher a cutting-edge researcher in this area of knowledge – Geography, but rather developing concepts that are important for understanding this area, seeking to bring theory closer to practice in Geography, which is teaches. But, and the initial question: What is the validity of the study of Geography? We can answer this question in different ways. The main one certainly concerns the role of school in the formation of citizens and the relevance of Geography in this process. In other words, we start from the assumption that the classroom can be a space for transformation, as knowledge opens up the possibility, through creative work, for the student to think about the world based on their real condition of existence. And, on this path, Geography is indispensable, as it is the science that studies and seeks to understand the space produced by man – geographic space. In order for us to build the fundamental concepts of Geography, in the necessary debate between theory and practice, it is essential not only to read the text, but also to make reading suggestions at the end of the units, since they aim to deepen knowledge. In addition, there are activities, film recommendations and the essential debate with your colleagues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofGEOGRAFIA E SOCIEDADEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleGEOGRAFIA E SOCIEDADEpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA ênfase ao trabalho docente nas séries iniciais do ensino funda- mental é dada, na maioria das vezes, à alfabetização; assim sendo, os estudos da sociedade e da natureza têm sido deixados em se- gundo plano. Logo, você pode estar se perguntando: Qual é a vali- dade dessa área no Ensino Fundamental? Pois bem, tomemos essa indagação como ponto de partida para delimitarmos nosso traba- lho neste Fascículo. Não se trata aqui de fazer do professor das séries iniciais um pesquisador de ponta nessa área do conhecimento – a Geografia, mas, sim, desenvolver conceitos que são importantes para a com- preensão dessa área, buscando aproximar a teoria da prática na Geografia que se ensina. Mas, e a pergunta inicial: Qual a validade do estudo da Geografia? Podemos responder a essa questão de diferentes maneiras. A principal certamente diz respeito ao papel da escola na formação do cidadão e a relevância da Geografia nesse processo. Ou seja, partimos do pressuposto de que a sala de aula pode ser um espaço de transformação, pois o conhecimento abre a possibilidade, por meio do trabalho criativo, de o aluno pensar o mundo a partir de sua condição real de existência. E, nesse caminho, a Geografia é indispensável, pois é a ciência que estuda e busca compreender o espaço produzido pelo homem – o espaço geográfico. Para que possamos construir os conceitos fundamentais da Geografia, no necessário debate teoria e prática, é fundamental não apenas a leitura do texto, mas realizar também as sugestões de lei- tura no final das unidades, uma vez que elas visam aprofundar o conhecimento. Além disso, há as atividades, a indicação de filmes e o imprescindível debate com seus colegas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:AGEAD - Ebooks

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia_de_Estudos_Geografia_e_Sociedade_CC_BY_SA.pdfGEOGRAFIA E SOCIEDADE3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons