Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJULIANA DE OLIVEIRA DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2024-02-10T00:15:01Z-
dc.date.available2024-02-10T00:15:01Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8382-
dc.description.abstractLinguistic variation is a natural phenomenon that occurs within a language. Its variations are perceived in the speech of its users, and this happens due to various factors, such as the region where the speaker lives, age group, social group, gender, ethnicity, among others. The failure to recognize the legitimacy of these variations contributes to the mistaken belief that there is a single language considered "correct" by grammatical norms, leading to the emergence of prejudice. Linguistic prejudice is a discriminatory practice that excludes and devalues the richness and plurality of linguistic variations. The purpose of the research is to investigate whether students are aware of linguistic variation and what their attitude is towards this fact, recording whether there is linguistic prejudice in the educational context explored, specifically in elementary and high school classes in Corumbá-MS. 64 students and 8 Portuguese language teachers from public and private schools participated in the research, including 2 schools in peripheral areas and 2 schools in the central area. The material used to support our hypotheses was a structured questionnaire to describe a diagnosis of the situation applied to students and teachers. The results indicate that both students from public and private schools, in elementary and high school, recognize linguistic diversity as a cultural element; however, there is still a need to strengthen educational practices that value linguistic variations and contribute to a more inclusive society. Regarding teachers, some demonstrated sociolinguistic training in the undergraduate course, showing knowledge about different ways of speaking, communicative adequacy, and teaching students that there is no single language, nor a more beautiful language than another, and that everyone should respect the way their interlocutors speak.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguística-
dc.subjecteducação básica-
dc.subjectpreconceito linguístico-
dc.subjectCorumbá - MS.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titleVariação linguística e preconceito em escolas públicas e particulares de Corumbá - MS: uma abordagem sociolinguística.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSANGELA VILLA DA SILVA-
dc.description.resumoA variação linguística é um fenômeno natural que ocorre dentro de uma língua. Suas variações são percebidas na fala de seus usuários, e isso ocorre por diversos fatores, como região onde vive o falante, faixa etária, grupo social, gênero, etnia, entre outros. O não reconhecimento da legitimidade dessas variações contribui para o pensamento errôneo de que existe uma única língua considerada “correta” pelas normas gramaticais, fazendo surgir preconceito. O preconceito linguístico é uma prática discriminatória que exclui e desvaloriza a riqueza e a pluralidade das variações linguísticas. A finalidade da pesquisa é investigar se os alunos têm consciência de variação linguística e qual a atitude deles diante desse fato, registrando-se a presença ou ausência de preconceito linguístico no contexto educacional explorado, especificamente nas turmas do ensino fundamental e médio em Corumbá-MS. Participaram da pesquisa 64 alunos e 8 professores de língua portuguesa de escolas públicas e privadas, sendo 2 escolas da periferia e 2 escolas da área central. O material utilizado para comprovar nossas hipóteses foi questionário estruturado para descrever um diagnóstico da situação aplicado aos alunos e professores. Os resultados apontam que tanto alunos de escolas públicas quanto de escolas particulares, do ensino fundamental e médio, reconhecem a diversidade linguística como um elemento cultural, no entanto ainda há necessidade de fortalecer práticas educativas que valorizem as variações linguísticas e contribuam para uma sociedade mais inclusiva. Em relação aos professores, alguns demonstraram formação sociolinguística no curso de graduação, mostrando conhecimento sobre diferentes formas de falar, adequação comunicativa e ensinando aos alunos que não existe uma língua única, nem uma língua mais bonita que a outra, e que todos devem respeitar o modo de falar de seus interlocutores.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9732.pdf848,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.