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dc.creatorMILLENA TAMIOZZO KERTIS-
dc.date.accessioned2024-02-05T20:49:31Z-
dc.date.available2024-02-05T20:49:31Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8346-
dc.description.abstractThis study aims to present comparisons between economic viability and structural performance for two alternatives in pavement implementation: Rigid Pavement (cement-concrete) and Flexible Pavement (CBUQ). The solutions analyzed were based on surveys, studies, and tests conducted for the Pavement Project of MS-380 Highway, located between the junction with BR-163 and MS-164, in the municipality of Ponta Porã – MS. Two comparisons were conducted, the first focusing on economic viability and the second on structural performance. The cost analysis began with quantity surveys, and budget compositions were based on the Reference Cost System for Construction Works – SICRO. The conclusion drawn was that the Rigid Pavement solution exhibited greater economic viability. Simultaneously, the analysis of structural performance examined the behavior of both alternatives, considering proposed traffic growth on the highway. It concurrently recorded the behavior of structural limitations (stresses, deformations, deflections, fatigue consumption, and erosion), comparing the results with various reference sources. The final analysis indicates that the Rigid Pavement alternative will have superior durability and structural performance following the proposed traffic growth.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimento Rígido-
dc.subjectPavimento Flexível-
dc.subjectViabilidade Econômica-
dc.subjectAnálise de Desempenho.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleAnálise Comparativa entre Pavimento de Concreto X Pavimento Flexível Estudo de Caso: Implantação da Rodovia MS-380 (Município de Ponta Porã - MS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DAVID ALEX ARANCIBIA SUAREZ-
dc.description.resumoEstudo Técnico de Caso: Análise que visa apresentar comparações entre a viabilidade econômica e o desempenho estrutural, entre duas alternativas para a implantação da pavimentação: Pavimento Rígido (concreto-cimento) e Pavimento Flexível (CBUQ). As soluções apresentadas tiveram como base, os levantamentos, estudos e ensaios realizados para o projeto de Pavimentação da Rodovia MS-380, localizada entre o entroncamento com a BR-163 e MS-164, no município de Ponta Porã – MS, foram efetuados dois comparativos entre as soluções estudas, o primeiro analisando a viabilidade econômica e o segundo o desempenho estrutural. A análise dos custos iniciou-se nos levantamentos de quantitativos e teve suas composições orçamentárias baseadas no Sistema de Custos Referencias de Obras – SICRO, concluindo que a solução em Pavimento Rígido apresentou maior viabilidade econômica. Por sua vez, a análise do desempenho estrutural estudou o comportamento de ambas alternativas, propondo crescimento do tráfego da rodovia e simultaneamente registrando o comportamento dos limitantes estruturais (tensões, deformações, deflexões, consumo de fadiga e erosão) comparando os resultados com diversas bibliografias de referência, apontando ao final das análises, que a alternativa em pavimento rígido terá melhor durabilidade e desempenho estrutural após crescimento de tráfego proposto.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

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