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dc.creatorCACIANO SILVA LIMA-
dc.date.accessioned2024-01-31T16:47:41Z-
dc.date.available2024-01-31T16:47:41Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8322-
dc.description.abstractMuseums are spaces for building stories and memories, not just memories and narratives told pragmatically,but showing a place of culture, teaching and learning practice. In this sense, the present study aimed to analyze the semiotic process that occurs in educational paths in the context of the Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul (MARCO). Thus, having as an epistemological basis the Greimasian semiotics (1975), under a bias of Mignolo’s decolonial perspective (2017), it sought to reflect the educational process mediated by Art Educators visitors of the museum space, under a cutout of the Museum Exhibition Seasons, exhibited in 2017. The methodology applied was a qualitative research, as it considered the literature, visions, experiences and expectations in the midst of the social contexts in which they are inserted. In this sense, the four seasons are approached and specifically the work “ Pedophilia”, by the visual artist Ropre, present in the Cadafalso exhibition, of the Third Season of Exhibitios which was the object of censorship. It sought to understand in the artistic language of the work the portray of contemporary issues against these violence, the visual identity of the artist's exhibition and the construction of her works, loaded with discourses, necessary for deconstructions within society. Finally, considerations are made about the role of Art Education, as a guiding thread to transform society and improve interpersonal and transpersonal relationships, promoting the strengthening of identities, which spreads and preserves the marks left by time. Keywords: MARCO. Semiotic. Decoloniality. Art Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte educação-
dc.subjectDecolonialidade-
dc.subjectSemiótica-
dc.subjectMarco-
dc.titleMUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO): UMA ANÁLISE SEMIÓTICA, POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL, DE TEMPORADAS DE EXPOSIÇÕESpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Maria Luceli Faria Batistote-
dc.description.resumoOs museus são espaços de construção de histórias e memórias, não apenas de lembranças e narrativas contadas pragmaticamente, mas evidenciando um lugar de cultura, de prática de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o processo semiótico que ocorre nos percursos educativos no contexto do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). Desse modo, tendo como base epistemológica a semiótica greimasiana (1975), sob um viés da perspectiva decolonial de Mignolo (2017), buscou-se refletir sobre o processo educativo mediado pelos arte educadores visitantes do espaço museológico, sob um recorte das Temporadas de Exposição do Museu expostas no ano de 2017. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, considerando a literatura, visões, vivências e expectativas em meio aos contextos sociais em que estão inseridos. Nesse sentido, abordam-se as quatro temporadas e, especificamente, a obra Pedofilia, da artista visual Ropre, presente na exposição Cadafalso, da Terceira Temporada de Exposições, que foi objeto de censura. Buscou-se compreender na linguagem artística da obra o retrato de questões contemporâneas contra essas violências, a identidade visual da exposição da artista e da construção das suas obras, carregadas de discursos, necessários para descontruções dentro da sociedade. Por fim, são feitas considerações a respeito do papel da arte educação na mediação da transformar a sociedade e melhorar as relações inter e trans pessoais, promovendo o fortalecimento das identidades, que difunde e preserva as marcas deixadas pelo tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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