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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8296
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Bruxo (Branco) do Cosme Velho: a representação de Machado de Assis no filme publicitário da Caixa Econômica Federal (2011) |
Autor(es): | Augusto Mular Miceno |
Primeiro orientador: | Helder Filipe Rocha Prior |
Resumo: | O que o filme publicitário O Bruxo do Cosme Velho (Caixa, 2011) expressa acerca da questão racial brasileira? Esta dissertação aborda como tema a representação do escritor Machado de Assis nos media e tem por objetivo analisar a primeira versão do material audiovisual, veiculada a partir de 12 de setembro de 2011 na televisão e no cinema como peça da campanha 'Caixa 150 anos. Uma história escrita por todos os brasileiros', alusiva ao sesquicentenário da empresa pública. O enquadramento teórico comunicacional fundamenta-se no pensamento do intelectual Muniz Sodré. O percurso metodológico baseia-se em análise fílmica a partir de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété e nas premissas da publicidade audiovisual em Tatiana Aneas. O resultado da análise aponta para a compreensão da peça publicitária como caso de racismo por omissão, conceito formulado por Lélia Gonzalez. Este trabalho pode interessar a professores do curso superior de Publicidade e Propaganda, considerando suas novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a possibilidade de se educar os graduandos para as relações étnico-raciais. |
Abstract: | What does the advertising film O Bruxo do Cosme Velho (Caixa, 2011) express about the Brazilian racial issue? This dissertation addresses as its theme the representation of the writer Machado de Assis in the media and aims to analyze the first version of the audiovisual material, broadcast from September 12, 2011 on television and cinema as part of the Caixa 150 anos campaign. A story written by all Brazilians, alluding to the sesquicentenary of the public company. The communicational theoretical framework is based on the thinking of the intellectual Muniz Sodré. The methodological path is based on film analysis from Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété and on the premises of audiovisual advertising from Tatiana Aneas. The result of the analysis points to the understanding of the advertising piece as a case of racism by omission, a concept formulated by Lélia Gonzalez. This work may be of interest to teachers of the Advertising and Propaganda higher education course, considering their new National Curricular Guidelines and the possibility of educating undergraduates about ethnic-racial relations. |
Palavras-chave: | Machado de Assis. Comunicação. Publicidade. Relações raciais. Brasil |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8296 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
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