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dc.contributor.advisorCampeão, Patricia-
dc.contributor.authorMelo, André Ximenes de-
dc.date.accessioned2011-11-11T17:00:56Z-
dc.date.available2011-11-11T17:00:56Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/828-
dc.description.abstractPara o estudo da Vantagem Competitiva da cadeia produtiva do peixe do Estado de Mato Grosso do Sul, baseou-se nos estudos de Porter (1989) em seu livro: Vantagem Competitiva - criando e sustentando desempenho superior, o qual leva a uma das correntes teóricas na área de estratégia. Criar vantagem competitiva sustentável é objetivo primordial das organizações com capacidade de conduzi-las a uma diferenciação de performance. Todavia, com o aumento da competitividade entre as empresas, seus produtos e serviços cada vez mais se eqüivalem, ficando aí centrada a árdua tarefa das empresas de entregarem valor superior para seus clientes. O objetivo desta pesquisa é verificar como se comporta estrategicamente os agentes da cadeia produtiva do peixe na região de Dourados – MS, com que intensidade um conjunto pré estabelecido de ações se manifesta ou é utilizado. A escolha do tema justifica-se pela importância atual da estratégia do agronegócio. Essa perspectiva está exigindo de seus gestores um amplo entendimento dos negócios da organização. A coleta de dados foi realizada por entrevista pessoal em 17 engordadores, quatro alevinadores e um abatedouro/frigorífico, que participaram da pesquisa tipo Survey. Os principais problemas ambientais do Pantanal decorrente do garimpo que provoca o assoreamento e compromete a produção biológica contaminando os mananciais e os peixes, bem como os projetos agroindustriais que degradam a qualidade das águas, com os agrotóxicos e efluentes que penetram nos rios e no lençol freático. O manejo agro-pecuário inadequado também acarreta a erosão do solo e o aumento de carga de partículas sedimentáveis. O surgimento de um novo padrão produtivo de peixes, quer sejam nativos ou exóticos, de maneira sustentável, que amplie a renda de pequenos ou grandes produtores rurais. Nessa pesquisa foram analisados os três mais relevantes elos da cadeia - a alevinocultura, a engorda e, o abate com a frigorificação. Os elos são diferenciados durante toda a cadeia. Na alevinagem encontra-se o oligopólio concentrado, com nichos específicos, estratégia dominante é a diferenciação, com mix de produtos composto de 58 itens, sendo quatro espécies comuns aos alevinocultores dentre elas espécies nativas e exóticas já aclimatadas e prontas para a engorda em qualquer lugar do Brasil. A engorda de peixes, tem estrutura de mercado com características de concorrência perfeita, o produto é homogêneo, a estratégia dominante nessa estrutura de mercado é a dominação pelos custos. Identificou-se quatro tipos de engordadores: Familiar, Pequeno, Médio e o Grande ou profissional. A maioria dos engordadores não possui formação técnica específica para a atividade, o índice de aprendizagem está correlacionado à escala, o mix de produtos oferecidos pelos engordadores fica entre duas e cinco diferentes espécies de peixes. No abate/frigorificação segmento caracteriza-se como oligopólio concentrado escala produtiva distribuindo para varejistas e exportando para outros países, maior diferenciação esta na espécie produzida e em seus cortes especiais. A estratégia predominante é a diferenciação do produto, via mix, qualidade e imagem. O poder público concede benefícios por meio do Programa Peixe Vida, que propicia melhores condições e preços, incentivo fiscais para a atividade de alevinos e peixes, com isenção para operações dentro do Estado.pt_BR
dc.description.abstractFor the study of the Competitive Advantage of production chain from fish of the Estate of Mato Grosso do Sul, based on studies of Porter (1989) in his book Competitive Advantage – Creating and Sustaining Superior Performance, which takes one of the theoretical chain in the strategic area. To create sustainable advantage competitive is the main goal of the organizations with capacity to lead them to differentiation of performance. However, with increasing competition between companies, their products and services are getting more similar each time being there centred the arduous task of the companies to offer superior value to its customers. The goal of this research is to verify how the agents in the production chain of fish in the region of Dourados – MS, strategically behave, what intensity that a pre-set group of actions manifests itself or is used. The choice of the theme is justified by the current importance of the strategy of agro business. This prospect is requiring from its managers wide understanding of the business’ organization. The data collection was performed by a personal interview on twenty-two creators, four fish nursery owners and a slaughterhouse / frigorific, which participated in the research Survey like. The main environmental problems of Pantanal, comes from gold mining camps causing the silting and implicate the organic production contaminating the water and fish, and the agro industrials projects that degrade water quality, with the effluent and agricultural chemicals that penetrate into rivers and the water table. The inadequate agro-livestock management also results in soil erosion and increased load of sedimentary particles. The appearing of a new standard production of fish, whether native or exotic, in a sustainable way, which expand the income of small or large rural producers. In this research were analyzed the three most important links in the chain - the fish nursery , and fattening, killing with cold storage. The links are different throughout the whole chain. In the nursery we find the oligopoly concentrated, with specific niches, dominant strategy is the differential, with mix of products composed of 58 items, being four species common to alevinocultores among them native and exotic species already acclimatized and ready for fattening anywhere of Brazil. The fattening of fish, has a market structure with characteristics of perfect competition, the product is homogeneous, the dominant strategy in this market structure is the domination by the costs. It was identified four types of creators: family, Small, Medium and Large or professional creators. Most creators has no technical training specific to the activity, the index of learning is correlated with the scale, the mix of products offered by the creators is between two to five different species of fish. In the slaughter / cold storage segment is characterized as concentrated oligopoly productive scale distributing to retailers and exporting to other countries, greater differentiation is in the kind produced and their special cuts. The predominant strategy is the product differentiation, via mix, quality and image. The public authority concede benefits through the Peixe Vida Program, which offers better conditions and prices, fiscal incentives for the activity of frys and fish, with exemption for operations within the state.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPisciculturapt_BR
dc.subjectCompetição Econômicapt_BR
dc.subjectEconomia Agropecuáriapt_BR
dc.titleComportamento estratégico dos agentes da cadeia produtiva do peixe na região de Dourados, MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

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