Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorErick Rocha Amorim-
dc.date.accessioned2023-12-22T14:48:31Z-
dc.date.available2023-12-22T14:48:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8228-
dc.description.abstractDesign space exploration is an activity useful in many engineering contexts, and considered crucial for the design of MPSoCs (often deployed in mobile devices and embedded systems). Therefore, it is a relevant topic for the future microeletronic technicians of the Brazilian industry. MultiExplorer is a tool initially proposed to support research in the field of processor architectures’ design space exploration (DSE) in the dark-silicon era. Many studies were published in international conferences and scientific journals, using MultiExplorer in a range of applications, from mitigating the dark silicon on multicoreand many-core architectures and performing heterogeneous computing DSE, to DSE on systems based on general-purpose computing on graphics processing units and cloud computing resource allocation. However, despite the recommendation to include DSE in the curriculum of engineering and computer science programs by the ACM (Association for Computing Machinery), and it’s relevance for the industrial development of the country, references to this topic in the curricula of those programs in Brazil are scarce. This work proposes the use of an enhanced version of the MultiExplorer DSE tool as an educational resource for teaching and learning dark silicon aware design space exploration on multicore architectures. This work features the enhancement of the tool for better usability, and a case study using the tool on a extracurricular minicourse for undergraduate Computer Science and Computer Engineering programs in Brazil. This has resulted in a more mature software architecture for the tool, transition to a open source code, and the establishment of a graphical user interface as to allow better student interaction with the tool. The prospect from the case study was positive.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Computação-
dc.subjectExploração de Espaço de Projeto-
dc.subjectRecurso Educacional de Código Aberto-
dc.titleUma Ferramenta para Ensino e Aprendizado de Exploração de Espaço de Projeto de Arquiteturas de Processadores na Era de Dark-Siliconpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Liana Dessandre Duenha Garanhani-
dc.description.resumoA exploração de espaço de projeto é uma atividade útil em diversos contextos de engenharia, e especificamente considerada crucial para o projeto de MPSoCs, usualmente empregados em dispositivos eletrônicos portáteis e sistemas embarcados. Portanto, o tópico é relevante para a formação dos futuros profissionais da indústria brasileira de microeletrônicos. O MultiExplorer é uma ferramenta inicialmente proposta para auxiliar a pesquisa no campo de exploração de espaço de projeto de arquiteturas de processadores na era de dark-silicon. Uma série de estudos foram publicados em periódicos científicos e conferências internacionais, utilizando o MultiExplorer em uma gama de aplicações, desde a mitigação de dark-silicon em arquiteturas multi-núcleo, exploração de espaço de projeto com arquiteturas heterogêneas baseadas em utilização de unidades de processamento gráfico para computação de propósito geral (GPGPU), até alocação de recursos de computação em nuvem. Entretanto, a despeito de sua relevância para o desenvolvimento industrial, e das recomendações curriculares da ACM (Association for Computing Machinery), o tópico de exploração de espaço de projeto não parece ser abordado com frequência nos programas de graduação em Engenharia de Computação e Ciência da Computação no Brasil. Dado o contexto, este trabalho tem como objetivo fomentar a abordagem do tópico a nível de graduação a partir da disponibilização de uma versão aberta da ferramenta MultiExplorer que permita a exposição do tópico em um nível de abstração acessível para os alunos. O trabalho resultou no amadurecimento da arquitetura de software da ferramenta, abertura do código-fonte, estabelecimento de uma interface gráfica para melhor interação dos alunos com a ferramenta. Um estudo de caso avaliou o uso da ferramenta para aprendizado na graduação, por meio de um minicurso, e o prospecto foi positivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_erick_final.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.