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dc.creatorADRIANA MARQUES-
dc.date.accessioned2023-12-22T00:35:37Z-
dc.date.available2023-12-22T00:35:37Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8224-
dc.description.abstract----
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValor do Voto-
dc.subjectFinanciamento das Eleições-
dc.subjectFundo Especial de Financiamento de Campanha.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleO CUSTO DO VOTO DOS GOVERNADORES ELEITOS EM 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANA DENISE RIBEIRO MENDONCA MALDONADO-
dc.description.resumoA análise do custo do voto em cada estado brasileiro desempenha um papel crucial na compreensão do sistema político, incluindo aspectos como disparidades regionais, representatividade, particularidades políticas e o engajamento cívico, evidenciando a transparência do sistema democrático. O objetivo deste trabalho foi examinar o custo para eleger candidatos ao cargo de governador em cada estado brasileiro e no Distrito Federal. Por meio da coleta de dados secundários em sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e outras fontes, foram identificados os custos por voto nas regiões e estados para os governadores eleitos em 2022. Ao analisar os maiores valores monetários provenientes dos fundos FEFC, PF e OR, para a eleição de governador, observou-se que São Paulo liderou a lista como o estado com maior valor de campanha, seguido pela Bahia e Minas Gerais. Em termos de recursos estimados, o Rio de Janeiro se destacou, seguido pelo Amazonas e Alagoas. Por sua vez, após análise do financiamento eleitoral e a alocação de todos os recursos em diferentes regiões e estados do país em 2022, os estados de Rondônia, seguido de Roraima e Acre, respectivamente, tiveram os maiores valores unitários por voto. Ressalta-se que esta pesquisa revelou disparidades regionais quanto aos valores disponibilizados pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanha, pois a lógica utilizada para sua distribuição não condiz com a necessidade de cada estado. Desse modo, espera-se que este trabalho incentive debates sobre a equidade eleitoral, transparência, financiamento político e a integridade do sistema democrático.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

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