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Tipo: Dissertação
Título: QUE EXTENSÃO CONSTRUÍMOS: (TRANS)FORMADORA OU MERCADOLÓGICA?
Autor(es): LETÍCIA DE LEON CARRICONDE
Primeiro orientador: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
Resumo: Esta pesquisa de mestrado objetiva realizar um diagnóstico crítico, identificando e analisando como se organizaram as atividades extensionistas nos cursos de licenciatura em Letras (presencial) de ambas as habilitações, Português e Espanhol, Português e Inglês, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), depois da Resolução nº 7 do CNE, que prescreve a curricularização da extensão, até fevereiro de 2022. Tal objetivo geral advém da seguinte pergunta de pesquisa: qual o perfil extensionista do curso de Letras (presencial) da Faalc/UFMS, Cidade Universitária - Campo Grande? A discussão proposta insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada indisciplinar e transgressiva (MOITA-LOPES, 2006; PENNYCOOK,2006), por meio da análise dos instrumentos políticos e epistemológicos que concebem e caracterizam a extensão no Brasil, na UFMS e no curso de Letras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (GIL, 2008), progredida de uma análise documental (CELLARD, 2012) comparativa e histórica (PRODANOV; FREITAS, 2013). O trabalho justifica-se pela importância de entender, analisar e refletir sobre a extensão, uma vez que esta, juntamente com a pesquisa e o ensino compõem, de maneira indissociável, a base sobre a qual se assenta a universidade. Outro argumento que explica a motivação da pesquisadora pela temática é sua relação pessoal com as atividades extensionistas, principalmente depois de perceber seu diferencial como aquelas que devem estabelecer um diálogo com a comunidade externa à academia. O percurso teórico desenvolveu-se a partir das noções de comunicação e diálogo (FREIRE, 2022; MATURANA, 1999; VERONELLI, 2019, 2021) e da racionalidade neoliberal e sua relação com a educação (APPLE, 2001; CATINI, 2021, 2020b; DARDOT; LAVAL, 2016), dentre outros. Os resultados demonstram que, apesar da base que define e caracteriza a extensão no curso de Letras seguir o prescrito pelos documentos que a concebem com um processo interdisciplinar, dialógico e transformador, a racionalidade neoliberal ronda seu desenvolvimento, uma vez que a UFMS tem se voltado para essa perspectiva, de acordo com os documentos institucionais analisados, principalmente no Relatório de gestão 2022 (UFMS, 2023) e no Plano de Desenvolvimento de 2020-2024 (UFMS, 2021e). Além disso, observou-se a problemática falta de definição oficial daquilo que o curso analisado entende como extensão pois, já que a universidade outorga certa liberdade de planejamento e construção por parte das unidades e dos cursos, é necessário planejar desde diretrizes claras, que ajudem os docentes proponentes das ações de extensão a delimitar tanto o público alvo quanto o objetivo da cada atividade, a fim de ampliar a interação dialógica com a comunidade externa e o alcance da extensão. A partir da análise de três ações de extensão originadas no curso de Letras e selecionadas porque delas participou a pesquisadora, a saber, um programa, um projeto e um evento, assevero a relevância da construção de memorabilias das atividades extensionistas por meio da criação de perfis em redes sociais de grande alcance, como o Instagram, objetivando um repositório de memórias criadas por todos os participantes dessas ações (externos e internos), bem como espaço de interação com a comunidade externa e de divulgação da ciência que se produz na academia. Conclui-se que o perfil extensionista do curso de Letras da Faalc está diretamente associado à postura adotada pelos docentes na proposição das atividades, principalmente no que tange ao objetivo e à caracterização do público alvo de cada ação, bem como pelos discentes, no engajamento e agência também nestas, pois ainda que devam seguir as diretrizes institucionais nessa construção, a UFMS deixa a cargo de cada curso a forma de corporificar essa estruturação. Conforme análise, a extensão no curso de Letras tende a ser (trans)formadora, ainda que alguns documentos institucionais já apontem indícios de perspectivas mercadológicas.
Abstract: This master's thesis aims to carry out a critical diagnosis, identifying and analyzing how extension activities were organized in the Letters licentiate course (in-person) comprising both specializations, Portuguese and Spanish, Portuguese and English, at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), after Resolution No. 7 of the CNE, which prescribes the curricularization of public outreach, until February 2022. This general objective stems from the following research question: what is the public outreach profile of the Letters course (in-person) at Faalc/UFMS, Cidade Universitária - Campo Grande? The proposed discussion falls within the interdisciplinary and transgressive field of Applied Linguistics (MOITA-LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006) through the analysis of the political and epistemological instruments that conceive and characterize public outreach in Brazil, at UFMS and in the undergraduate Letters course. This is an interpretive qualitative study (GIL, 2008), elaborated from comparative and historical (PRODANOV; FREITAS, 2013) documentary analysis (CELLARD, 2012). This work is justified by the importance of understanding, analyzing, and reflecting on public outreach, since this, combined with research and teaching, forms the indissociable foundation of university institutions. An additional argument for the researcher's motivation for the topic is her own relationship with public outreach activities, especially after perceiving distinguishing features for establishing a dialogue with the community outside of academia. The theoretical path was developed based on the notions of communication and dialogue (FREIRE, 2022; MATURANA, 1999; VERONELLI, 2019, 2021) and of neoliberal rationality and its relationship with education (APPLE, 2001; CATINI, 2021, 2020b; DARDOT; LAVAL, 2016), among others. The results demonstrate that, despite the basis that defines and characterizes public outreach in the undergraduate Letters course according to prescribed documents which conceive it as an interdisciplinary, dialogical, and transformative process, its development is marked by neoliberal rationality, since UFMS has focused on this perspective according to the institutional documents that were analyzed, mainly the 2022 Management Report (UFMS, 2023) and the 2020-2024 Development Plan (UFMS, 2021e). Furthermore, I observed the problematic lack of an official definition of what the analyzed course understands as public outreach because, since the university grants certain freedom to units and courses for planning and development, it is necessary to plan using clear guidelines that help the proponents of outreach actions to define both the target audience and the objective of each activity, in order to expand the interactive dialogue with the external community and its reach. Based on the analysis of three public outreach actions originating within the Letters course and selected because I was able to participate in them, namely, a program, a project, and an event, I stress the relevance of collecting material from outreach activities through the creation of profiles in wide-reaching social networks, such as Instagram, aiming to create a repository of content made by all participants in these actions (external and internal), as well as a space for interaction with the external community and dissemination of the science that is produced in academia. I conclude that the public outreach profile of the Letters course at Faalc is directly associated with the stance adopted by teachers when proposing activities, mainly concerning the objective and characterization of the target audience of each action, as well as by students, including their agency and engagement in these, since even though institutional guidelines must be followed in this construction, UFMS leaves the embodiment of this structuring up to each course. According to the analysis, public outreach in the Letters course tends to be (trans)formative, even though some institutional documents already indicate signs of marketing perspectives.
Palavras-chave: Curricularização da extensão. Formação inicial de professores de línguas. Educação linguística
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8197
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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