Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLORENA CRISTINA PEREIRA MORAES-
dc.date.accessioned2023-12-13T13:06:36Z-
dc.date.available2023-12-13T13:06:36Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8165-
dc.description.abstractA utilização das mais variadas metodologias de ensino tem o intuito de tornar os conteúdos de aprendizagem motivadores aos alunos. O objetivo deste trabalho é observar a aprendizagem nas aulas de Ciências por meio de construção de um modelo da estrutura das moléculas do DNA. As aulas foram ministradas, na Escola Estadual Coronel José Ribeiro (CEJAR), na turma do 9º ano com 25 alunos, no turno matutino. No primeiro momento foram utilizadas duas aulas horas, onde foi aplicado primeiramente um questionário com perguntas relacionadas ao DNA e depois foi apresentado o conteúdo teórico sobre o DNA, falamos da estrutura, nome e função e também mostramos um vídeo sobre a duplicação do DNA. No segundo momento com duas horas aulas os alunos desenvolveram o modelo de DNA com o uso de uma folha de papel pardo, folhas de EVA de cores diferentes e um modelo de cada peça para recortar. Cada grupo montou sua molécula de DNA colando no papel pardo. Depois de pronto o modelo didático, aplicamos outro questionário para comparação da aprendizagem dos alunos. Para analisar os questionários aplicados antes e depois da metodologia aplicada, usamos o aplicativo Iramuteq para a análise textual das respostas dos alunos no primeiro e no segundo questionário. Os resultados demonstraram que os alunos enriqueceram seu vocabulário sobre o tema DNA e que o modelo de aula aplicado foi bem aceito pelos alunos e colaborou com a aprendizagem em sala de aula.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula prática-
dc.subjectEnsino de ciências-
dc.subjectDNA-
dc.subjectMolécula.-
dc.subject.classificationCiências Biológicaspt_BR
dc.titleMODELO DIDÁTICO DA MOLÉCULA DE DNA: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TATIANE DO NASCIMENTO LIMA-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é avaliar a aprendizagem nas aulas de Ciências por meio de construção de um modelo da estrutura das moléculas do DNA.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6757.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.