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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | VITOR HUGO NUNES DA SILVA | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T00:48:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T00:48:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8136 | - |
dc.description.abstract | O artigo é uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise documental das normas que regem o direito à educação nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da Constituição Federal de 1988. A breve descrição normativa tem por objetivo fomentar o debate acerca do acesso à educação fundamental no Brasil. Em especial, o artigo procura compreender a divisão de responsabilidades entre os entes federativos – União, estados e municípios – na efetivação do direito à educação no país. Os resultados apontam para a sobrecarga de atribuições municipais diante da demanda por direitos à educação nas cidades. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | - |
dc.subject | educação fundamental | - |
dc.subject | município | - |
dc.subject | direito educacional. | - |
dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | O DIREITO EDUCACIONAL BRASILEIRO E A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TATIANA BRAZ RIBEIRAL | - |
dc.description.resumo | The article is a qualitative research carried out based on the documentary analysis of the norms that govern the right to education in the initial years of primary education, in particular, from the Federal Constitution of 1988. The normative description aims to encourage debate about access to fundamental education in Brazil. In particular, the article seeks to understand the division of responsibilities between federal entities – Union, states and municipalities – in implementing the right to education in the country. The results point to the overload of municipal responsibilities given the demand for rights to education in cities. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
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