Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEDELAINE OLIVEIRA DA COSTA-
dc.date.accessioned2023-12-09T02:18:39Z-
dc.date.available2023-12-09T02:18:39Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8089-
dc.description.abstractEl presente trabajo tuvo como objetivo identificar el espacio dado a la enseñanza de la oralidad en las clases de lengua portuguesa, del 6.º al 9.º año de la educación primaria en las escuelas públicas de Ladário-MS, en el año 2023. El estudio realizó un análisis cualitativo. de las respuestas dadas a un cuestionario aplicado a profesores de lengua portuguesa. El análisis se basó en la lectura de los documentos normativos de educación, “PCNLP - Parámetro Curricular Nacional de la Lengua Portuguesa (1998)” y “BNCC - Base Curricular Común Nacional (2017); y en los textos teóricos del lingüista Luiz Antônio Marcuschi (2001, 2007, 2009). A través de este trabajo verificamos que los docentes han enseñado la lengua oral en las clases de lengua portuguesa a través de diferentes géneros textuales, sin embargo, esta enseñanza no siempre ocurre con la misma frecuencia que la enseñanza de la escritura.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidade-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectLíngua Portuguesa.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titleO ENSINO DE ORALIDADE EM AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NO MUNICIPIO DE LADÁRIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FABIANA PORTELA DE LIMA-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo identificar o espaço dado ao ensino da oralidade nas aulas de língua portuguesa, do 6° ao 9º ano, do ensino fundamental em escolas públicas de Ladário-MS, no ano de 2023. O estudo realizou uma análise qualitativa das repostas dadas a um questionário aplicado a docentes de língua portuguesa. A análise foi embasada na leitura dos documentos normativos da educação, “PCNLP- Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (1998) ” e “BNCC - a Base Nacional Comum Curricular (2017); e nos textos teóricos do linguista Luiz Antônio Marcuschi (2001, 2007, 2009). Por meio deste trabalho verificamos que os professores têm ensinado oralidade nas aulas de língua portuguesa através de gêneros textuais diversos, entretanto, esse ensino nem sempre ocorre com a mesma frequência que o ensino da escrita.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.