Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8076
Tipo: Dissertação
Título: Efeito de cercamentos sobre a mortalidade de fauna na rodovia BR-262/MS
Autor(es): Débora Regina Yogui
Primeiro orientador: Rudi Ricardo Laps
Resumo: Colisões veiculares com fauna causam impactos aos animais e às suas populações e colocam em risco a segurança humana. Estruturas que visam impedir a passagem de animais pela rodovia são uma potencial solução para esse problema, mas a eficácia delas é altamente variável. Este estudo tem como objetivo avaliar se os cercamentos longos e curtos instalados na rodovia BR-262/MS tiveram efeito sobre a mortalidade das espécies registradas. Em um desenho amostral BACI (“Before After Control Impact”), com registros obtidos em seis anos de monitoramento sistemático, foram comparadas as contagens de carcaças antes e após o cercamento, e entre os trechos cercados e trechos-controle sem mitigação, utilizando modelos generalizados mistos (GLMM). Os resultados indicam que os cercamentos longos levaram a uma redução significativa na mortalidade dos jacarés-do-pantanal (Caiman yacare): enquanto nos trechos-controle houve um aumento de 20% na mortalidade, nos trechos cercados houve uma redução de 70%. No entanto, as cercas não foram eficazes em reduzir a mortalidade geral de fauna nos trechos mitigados. Para que a eficácia das cercas seja melhorada, visto que ela é espécie-dependente, é necessária, inicialmente, a escolha das espécies-alvo, para que a localização, extensão e modelo das cercas sejam adequados às particularidades de cada espécie. Além disso, para que a integridade das cercas seja mantida, é essencial a manutenção constante das estruturas e uma boa comunicação com a comunidade local. Entretanto, para que a mortalidade geral de fauna seja reduzida na rodovia como um todo, é necessário um minucioso planejamento, com metas bem definidas e múltiplas estratégias para reduzir as colisões com as diferentes espécies-alvos. O monitoramento de fauna atropelada a longo prazo é essencial para a avaliação periódica das estruturas instaladas e a identificação de possíveis adaptações. Por fim, para que o conhecimento científico-tecnológico seja incorporado à fase de planejamento, é necessária uma melhor conexão entre pesquisadores, analistas ambientais e tomadores de decisão, assim como vontade política para que a problemática das colisões veiculares seja realmente enfrentada.
Abstract: Wildlife-vehicle collisions impact animals and their populations, as well as put human safety at risk. Structures that aim to prevent animals from accessing the road are a potential solution to this problem, but their effectiveness is highly variable. This study aims to assess whether the long and short lengths of fencing installed on the BR-262/MS highway had any effect on the mortality of the species recorded. Through a BACI (Before-After Control-Impact) sampling design, with records obtained over six years of systematic monitoring, we compared carcass counts before and after fencing, as well as fenced stretches of road and control stretches without mitigation, using generalized linear mixed models (GLMM). The results indicate that the long stretches of fencing led to a significant reduction in the mortality of yacare caimans (Caiman yacare) – while there was a 20% increase in mortality along the control stretches, fenced stretches showed a 70% reduction. However, these fences were not effective in reducing the general mortality rate of wild animals along these mitigated stretches. To improve the effectiveness of fences, since this is species-dependent, target species must first be chosen so that the location, extension, and model of fences adequately address the particularities of each species. Furthermore, to maintain the integrity of the fences, continuous maintenance of the structures and quality communication with the local community are essential. Even so, to reduce the general mortality of wild animals on the highway, there must be careful planning with well-defined goals and multiple strategies to reduce collisions with the different target species. Long-term monitoring of roadkill is fundamental for the periodic evaluation of the installed structures and the identification of possible adaptations. Lastly, to incorporate scientific and technological knowledge in the planning phase, there needs to be more of a connection between researchers, environmental analysts, and decision makers, as well as political will so that the problem of vehicle collisions can be truly addressed.
Palavras-chave: 123
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8076
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação

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