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dc.creatorFernando Gallina-
dc.date.accessioned2023-12-06T23:03:21Z-
dc.date.available2023-12-06T23:03:21Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8005-
dc.description.abstractOfficial statistics agencies and the trust in their results are crucial for governmental and private decision-making. In Brazil, this function is performed by IBGE. The present study aimed to diagnose the effectiveness of the institute’s communication in constructing and preserving the population’s trust in the agency. To achieve this, the study employed institutional communications theory, official documents, and interviews with experts who are involved in IBGE’s communication in the states. The results indicate that IBGE’s communication principles and the theory are coherent. The criticisms and suggestions for improvement presented by the interviewees are also in accordance with the theory. Therefore, as a conclusion, rather than changing its reference documents, IBGE should adhere to its communication principles more faithfully. The institute should enhance its communication by utilizing the most prevalent media channels, enhancing the comprehensibility and accessibility of its messages, acknowledging and appreciating the cultural heterogeneity of each state. For this, the state representatives should have more participation on the communication decisions of the agency. This text provides a reference for the institution’s investment, grounded on the opinions of the people who work on IBGE’s communication daily applying theory to practice.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject--
dc.titleA COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM UM ÓRGÃO OFICIAL DE ESTATÍSTICASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro Sauer-
dc.description.resumoÓrgãos oficiais de estatística e a confiança em seus resultados são fundamentais para a tomada de decisões em diversas esferas. No Brasil, essa função é desempenhada pelo IBGE. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a efetividade da comunicação do instituto na construção e preservação da confiança da população em seu trabalho. Para isso, foram empregados a teoria da comunicação institucional, documentos oficiais e entrevistas com especialistas envolvidos na comunicação do IBGE nos estados. Os resultados indicam que a teoria de comunicação e os princípios do IBGE são coerentes. As críticas e sugestões de melhoria apresentadas pelos entrevistados também estão de acordo com a teoria. Portanto, como conclusão, ao invés de mudar seus documentos de referência, o IBGE deve aderir mais fielmente aos seus princípios de comunicação nestes expostos. O instituto deve aprimorar sua comunicação utilizando os canais de mídia mais prevalentes, tornando suas mensagens mais claras e acessíveis, reconhecendo e valorizando a heterogeneidade cultural de cada estado. Para isso, os representantes estaduais devem ter mais participação nas decisões de comunicação. Este texto fornece uma referência para o investimento da instituição, fundamentada nas opiniões das pessoas que trabalham na comunicação do IBGE diariamente aplicando a teoria na prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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