Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE-
dc.date.accessioned2023-12-06T15:07:41Z-
dc.date.available2023-12-06T15:07:41Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986-
dc.description.abstractBrazilian early childhood education was consolidated, over time, with the role of women in caring for young children. Men, when approaching this teaching cycle, cause strangeness, as the peculiar tasks of this stage are not considered typical of the male gender. In this study, the objective was to understand how male teaching can cause strangeness in the school community. The investigation started with a qualitative approach, through interviews with a semi-structured script and interpretative data analysis. It was observed, through the literature and the speech of the subjects, that one of the reasons for the absence of men in the space of early childhood education is that the actionsin relation to the care of children are linked to the female figure. It is noteworthy thatthe male figure in early childhood education impacts the school community, as its presence is important for these teachers to become visible.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdocência masculina-
dc.subjecteducação infantil-
dc.subjectgênero-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleDocência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TELMA ROMILDA DUARTE VAZ-
dc.description.resumoA educação infantil brasileira consolidou-se, ao longo do tempo, com a atuação feminina no trato de crianças pequenas. Os homens, ao se aproximarem desse ciclo de ensino, causam estranhamento, pois as tarefas peculiares dessa etapa não são consideradas típicas do gênero masculino. Neste estudo, objetivou-se compreender como a docência masculina pode causar estranhamento na comunidade escolar. A investigação partiu da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise interpretativa dos dados. Observou-se, por meio da literatura e da fala dos sujeitos, que uma das razões da ausência de homens no espaço da educação infantil é que as ações em relação ao cuidado de crianças estão atreladas à figura feminina. Destaca-se que a figura masculina, na educação infantil, causa impactos na comunidade escolar, pois sua presença é importante para que esses docentes se tornem visíveis.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3815.pdf478,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.