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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSME REINALDO ALVES CORREA | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T23:33:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T23:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7952 | - |
dc.description.abstract | Resumo O objeto desta investigação foi a relação entre a aprendizagem e a utilização de plantas no trabalho didático nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Compreendemos o trabalho didático em seus três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico, conforme proposto por Alves (2005). O objetivo foi analisar a mediação das plantas no processo de ensino e de aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental. O interesse pelo tema surgiu do distanciamento entre nós e a natureza, principalmente as crianças, que estão cada vez mais longe da natureza, bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente, temas presentes nas escolas, mas de forma superficial, pouco explorado. Daí surgiu o questionamento: é difícil o acesso aos recursos naturais para o docente realizar planejamento e práticas em sala de aula usando as plantas como mediadoras? Qual a qualidade do ensino se as crianças tiverem contato direto com as plantas na escola? Para respondê-lo foram realizados levantamento bibliográfico em textos científicos como o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de Fernandes e Miguel (2017), Benites et al (2020), Cardoso (2018), Alves (2005), dentre outros; levantamento documental utilizando o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como relatos de experiência das práticas de ensino realizadas durante meu estagio obrigatório. Os resultados apontam que aproximar a criança da natureza, utilizando-a como recurso mediador no trabalho didático, pode contribuir de forma expressiva, motivando e estimulando a criança levando-a a aprender na e com a natureza e seus elementos. Além de promover a preservação do meio ambiente. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Palavras chave: Trabalho Didático | - |
dc.subject | Meio Ambiente | - |
dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem | - |
dc.subject | Interação com a Natureza. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | VERDEJANDO O TRABALHO DIDÁTICO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARIA ANGELICA CARDOSO | - |
dc.description.resumo | Resumo O objeto desta investigação foi a relação entre a aprendizagem e a utilização de plantas no trabalho didático nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Compreendemos o trabalho didático em seus três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico, conforme proposto por Alves (2005). O objetivo foi analisar a mediação das plantas no processo de ensino e de aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental. O interesse pelo tema surgiu do distanciamento entre nós e a natureza, principalmente as crianças, que estão cada vez mais longe da natureza, bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente, temas presentes nas escolas, mas de forma superficial, pouco explorado. Daí surgiu o questionamento: é difícil o acesso aos recursos naturais para o docente realizar planejamento e práticas em sala de aula usando as plantas como mediadoras? Qual a qualidade do ensino se as crianças tiverem contato direto com as plantas na escola? Para respondê-lo foram realizados levantamento bibliográfico em textos científicos como o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de Fernandes e Miguel (2017), Benites et al (2020), Cardoso (2018), Alves (2005), dentre outros; levantamento documental utilizando o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como relatos de experiência das práticas de ensino realizadas durante meu estagio obrigatório. Os resultados apontam que aproximar a criança da natureza, utilizando-a como recurso mediador no trabalho didático, pode contribuir de forma expressiva, motivando e estimulando a criança levando-a a aprender na e com a natureza e seus elementos. Além de promover a preservação do meio ambiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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