Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSME REINALDO ALVES CORREA-
dc.date.accessioned2023-12-05T23:33:39Z-
dc.date.available2023-12-05T23:33:39Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7952-
dc.description.abstractResumo O objeto desta investigação foi a relação entre a aprendizagem e a utilização de plantas no trabalho didático nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Compreendemos o trabalho didático em seus três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico, conforme proposto por Alves (2005). O objetivo foi analisar a mediação das plantas no processo de ensino e de aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental. O interesse pelo tema surgiu do distanciamento entre nós e a natureza, principalmente as crianças, que estão cada vez mais longe da natureza, bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente, temas presentes nas escolas, mas de forma superficial, pouco explorado. Daí surgiu o questionamento: é difícil o acesso aos recursos naturais para o docente realizar planejamento e práticas em sala de aula usando as plantas como mediadoras? Qual a qualidade do ensino se as crianças tiverem contato direto com as plantas na escola? Para respondê-lo foram realizados levantamento bibliográfico em textos científicos como o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de Fernandes e Miguel (2017), Benites et al (2020), Cardoso (2018), Alves (2005), dentre outros; levantamento documental utilizando o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como relatos de experiência das práticas de ensino realizadas durante meu estagio obrigatório. Os resultados apontam que aproximar a criança da natureza, utilizando-a como recurso mediador no trabalho didático, pode contribuir de forma expressiva, motivando e estimulando a criança levando-a a aprender na e com a natureza e seus elementos. Além de promover a preservação do meio ambiente.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPalavras chave: Trabalho Didático-
dc.subjectMeio Ambiente-
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagem-
dc.subjectInteração com a Natureza.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleVERDEJANDO O TRABALHO DIDÁTICO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIA ANGELICA CARDOSO-
dc.description.resumoResumo O objeto desta investigação foi a relação entre a aprendizagem e a utilização de plantas no trabalho didático nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Compreendemos o trabalho didático em seus três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico, conforme proposto por Alves (2005). O objetivo foi analisar a mediação das plantas no processo de ensino e de aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental. O interesse pelo tema surgiu do distanciamento entre nós e a natureza, principalmente as crianças, que estão cada vez mais longe da natureza, bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente, temas presentes nas escolas, mas de forma superficial, pouco explorado. Daí surgiu o questionamento: é difícil o acesso aos recursos naturais para o docente realizar planejamento e práticas em sala de aula usando as plantas como mediadoras? Qual a qualidade do ensino se as crianças tiverem contato direto com as plantas na escola? Para respondê-lo foram realizados levantamento bibliográfico em textos científicos como o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de Fernandes e Miguel (2017), Benites et al (2020), Cardoso (2018), Alves (2005), dentre outros; levantamento documental utilizando o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como relatos de experiência das práticas de ensino realizadas durante meu estagio obrigatório. Os resultados apontam que aproximar a criança da natureza, utilizando-a como recurso mediador no trabalho didático, pode contribuir de forma expressiva, motivando e estimulando a criança levando-a a aprender na e com a natureza e seus elementos. Além de promover a preservação do meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.