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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MILENA MACÊDO DE ALMEIDA | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T22:42:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T22:42:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7941 | - |
dc.description.abstract | Este artigo investiga a organização do trabalho didático de uma professora da Educação Infantil, da rede pública, cujo objetivo foi analisar a organização do trabalho didático expressa nos documentos preservados, no período de 2013 a 2017. O estudo destaca a organização do trabalho didático desenvolvida sob três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico. O interesse por este tema surgiu durante o curso de Pedagogia, especialmente nos estágios. Ao observar a prática de docentes experientes percebi o valor de compartilhar estratégias e práticas pedagógicas para organizar o trabalho didático, gerenciar o tempo, lidar com desafios diários na sala de aula. A partir daí, a pesquisa buscou entender como uma professora experiente organizava seu trabalho didático. Os procedimentos metodológicos contaram com levantamento bibliográfico, análise do acervo desta professora, bem como a coleta de depoimentos ocasionais prestados por ela, além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Alves (2012), Nono (2011) e Almeida (2010). Os dados colhidos foram analisados sob a categoria organização do trabalho didático em seus três aspectos. Os recursos didáticos e o espaço físico aparecem muito bem representados nos documentos analisados, assim como a relação educativa – aluno, professor, conhecimento – sem a qual não se realiza o trabalho didático. Concluímos que os conhecimentos construídos nos anos de experiencias merecem ser divulgados. A divulgação e a troca de experiências podem ajudar a formar novos professores, novas formas de intervenção profissional, permitindo aos professores se colocarem como sujeitos ativos no processo de construção dos conhecimentos práticos e teóricos que embasam a organização do trabalho didático. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Organização do Trabalho Didático | - |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | - |
dc.subject | Experiência Docente. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARIA ANGELICA CARDOSO | - |
dc.description.resumo | Este artigo investiga a organização do trabalho didático de uma professora da Educação Infantil, da rede pública, cujo objetivo foi analisar a organização do trabalho didático expressa nos documentos preservados, no período de 2013 a 2017. O estudo destaca a organização do trabalho didático desenvolvida sob três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico. O interesse por este tema surgiu durante o curso de Pedagogia, especialmente nos estágios. Ao observar a prática de docentes experientes percebi o valor de compartilhar estratégias e práticas pedagógicas para organizar o trabalho didático, gerenciar o tempo, lidar com desafios diários na sala de aula. A partir daí, a pesquisa buscou entender como uma professora experiente organizava seu trabalho didático. Os procedimentos metodológicos contaram com levantamento bibliográfico, análise do acervo desta professora, bem como a coleta de depoimentos ocasionais prestados por ela, além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Alves (2012), Nono (2011) e Almeida (2010). Os dados colhidos foram analisados sob a categoria organização do trabalho didático em seus três aspectos. Os recursos didáticos e o espaço físico aparecem muito bem representados nos documentos analisados, assim como a relação educativa – aluno, professor, conhecimento – sem a qual não se realiza o trabalho didático. Concluímos que os conhecimentos construídos nos anos de experiencias merecem ser divulgados. A divulgação e a troca de experiências podem ajudar a formar novos professores, novas formas de intervenção profissional, permitindo aos professores se colocarem como sujeitos ativos no processo de construção dos conhecimentos práticos e teóricos que embasam a organização do trabalho didático. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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