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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMILENA MACÊDO DE ALMEIDA-
dc.date.accessioned2023-12-05T22:42:20Z-
dc.date.available2023-12-05T22:42:20Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7941-
dc.description.abstractEste artigo investiga a organização do trabalho didático de uma professora da Educação Infantil, da rede pública, cujo objetivo foi analisar a organização do trabalho didático expressa nos documentos preservados, no período de 2013 a 2017. O estudo destaca a organização do trabalho didático desenvolvida sob três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico. O interesse por este tema surgiu durante o curso de Pedagogia, especialmente nos estágios. Ao observar a prática de docentes experientes percebi o valor de compartilhar estratégias e práticas pedagógicas para organizar o trabalho didático, gerenciar o tempo, lidar com desafios diários na sala de aula. A partir daí, a pesquisa buscou entender como uma professora experiente organizava seu trabalho didático. Os procedimentos metodológicos contaram com levantamento bibliográfico, análise do acervo desta professora, bem como a coleta de depoimentos ocasionais prestados por ela, além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Alves (2012), Nono (2011) e Almeida (2010). Os dados colhidos foram analisados sob a categoria organização do trabalho didático em seus três aspectos. Os recursos didáticos e o espaço físico aparecem muito bem representados nos documentos analisados, assim como a relação educativa – aluno, professor, conhecimento – sem a qual não se realiza o trabalho didático. Concluímos que os conhecimentos construídos nos anos de experiencias merecem ser divulgados. A divulgação e a troca de experiências podem ajudar a formar novos professores, novas formas de intervenção profissional, permitindo aos professores se colocarem como sujeitos ativos no processo de construção dos conhecimentos práticos e teóricos que embasam a organização do trabalho didático.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectOrganização do Trabalho Didático-
dc.subjectPráticas Pedagógicas-
dc.subjectExperiência Docente.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIA ANGELICA CARDOSO-
dc.description.resumoEste artigo investiga a organização do trabalho didático de uma professora da Educação Infantil, da rede pública, cujo objetivo foi analisar a organização do trabalho didático expressa nos documentos preservados, no período de 2013 a 2017. O estudo destaca a organização do trabalho didático desenvolvida sob três aspectos: relação educativa, mediação dos recursos didáticos e espaço físico. O interesse por este tema surgiu durante o curso de Pedagogia, especialmente nos estágios. Ao observar a prática de docentes experientes percebi o valor de compartilhar estratégias e práticas pedagógicas para organizar o trabalho didático, gerenciar o tempo, lidar com desafios diários na sala de aula. A partir daí, a pesquisa buscou entender como uma professora experiente organizava seu trabalho didático. Os procedimentos metodológicos contaram com levantamento bibliográfico, análise do acervo desta professora, bem como a coleta de depoimentos ocasionais prestados por ela, além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Alves (2012), Nono (2011) e Almeida (2010). Os dados colhidos foram analisados sob a categoria organização do trabalho didático em seus três aspectos. Os recursos didáticos e o espaço físico aparecem muito bem representados nos documentos analisados, assim como a relação educativa – aluno, professor, conhecimento – sem a qual não se realiza o trabalho didático. Concluímos que os conhecimentos construídos nos anos de experiencias merecem ser divulgados. A divulgação e a troca de experiências podem ajudar a formar novos professores, novas formas de intervenção profissional, permitindo aos professores se colocarem como sujeitos ativos no processo de construção dos conhecimentos práticos e teóricos que embasam a organização do trabalho didático.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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