Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARMEN GRACIELA BENITES-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:16:54Z-
dc.date.available2023-12-05T18:16:54Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7902-
dc.description.abstractABSTRACT: Early Childhood Education is fundamental for educational development, personal and social. Affective relationships in the educational space are crucial for the child development. From this perspective, the research aims to analyze the relevance of affectivity in Early Childhood Education, seeking to understand how affectivity can influence the cognitive and emotional development of children and how pedagogical action can promote an affective environment in the classroom. A methodology was guided by bibliographical research, based on theoretical references, that deal with the process of affectivity in Early Childhood Education, in materials already published in books, theses, dissertations and scientific articles. From the bibliographical research a reflective dialogue was held, seeking to highlight contributions on the affection for children's learning and challenges in relation to pedagogical practice which considers affectivity as a stimulus for life, learning and integral development. The results indicate that development and learning must be an affectionate construction, just as affectivity is crucial for the development of skills and competencies socio-emotional aspects of children in Early Childhood Education and the educator must develop its pedagogical practice in a way that has the child as the center, that is, the child must be the reason for the pedagogical action. KEYWORDS: Early Childhood. Affectivity. Learning-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrimeira Infância. Afetividade. Aprendizagem-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleO PAPEL DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO-
dc.description.resumoRESUMO: A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento educacional, pessoal e social. As relações afetivas no espaço educativo são cruciais para o desenvolvimento infantil. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da afetividade na Educação Infantil, buscando compreender como a afetividade pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e como a ação pedagógica pode promover um ambiente afetivo em sala de aula. A metodologia guiou-se pela investigação bibliográfica, a partir dos referenciais teóricos, que tratam do processo da afetividade na Educação Infantil, em materiais já publicados em livros, teses, dissertações e artigos científicos. A partir da investigação bibliográfica foi realizado um diálogo reflexivo, buscando pontuar as contribuições sobre a afetividade para a aprendizagem infantil e os desafios em relação à prática pedagógica que contempla a afetividade como estimulo para a vida, para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral. Os resultados apontam que desenvolvimento e a aprendizagem devem ser uma construção afetuosa, assim como, a afetividade é determinante para o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais das crianças na Educação Infantil e o educador deve desenvolver sua prática pedagógica de forma a ter a criança como centro, ou seja, a criança deve ser a razão da ação pedagógica. PALAVRAS-CHAVES: Primeira Infância. Afetividade. Aprendizagempt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
225.pdf544,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.