Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUAN HENRIQUE GONÇALVES SOARES-
dc.date.accessioned2023-12-05T17:11:25Z-
dc.date.available2023-12-05T17:11:25Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7887-
dc.description.abstractThis study investigates the pedagogical relationships narrated by trans people in the context of their school experiences during the schooling process in Basic Education, having as sources productions Brazilian scientific studies in the period 2007/2021. Its objective was to identify, discuss and problematize the school experiences of transsexuals, transvestites and transgender people considering determined dimensions and perspectives in pedagogical relationships. We adopted a qualitative approach based on a post-critical perspective bibliographic and documentary, based on information in two repositories: National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPED), selecting works from GT-23 (Gender, Sexuality and Education) and the Capes Catalog of Theses and Dissertations through indexers/descriptors. The reference theoretical brings contributions from Meyer and Paraíso (2012), Cordeiro (2007), Xavier Filha (2009), Bento (2006;2008;2012), Louro (1997;2000;2009), Carvalho et al (2009), Miskolci (2005;2012), Balieiro and Risco (2014), Minayo (2002), among others. The main results consist of the pedagogical relationships narrated by trans people, who are experienced by intertwinings between linguistic, personal and cognitive dimensions, being intersected by gender perspectives, representations and power relations. Above all, we conclude that pedagogical relations are organized by hegemonic models of heteronormativity imposed under the schooling of trans people, which directly reflects on the relationship with/of knowledge, which can contribute to the school expulsion of transsexuals, transvestites and transgender people from Basic Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVivências Escolares-
dc.subjectPessoas Trans-
dc.subjectRelações Pedagógicas-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleRELAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS VIVÊNCIAS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE TRANSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSGÊNEROS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CONSTANTINA XAVIER FILHA-
dc.description.resumoEste estudo investiga as relações pedagógicas narradas por pessoas trans no contexto de suas vivências escolares durante o processo de escolarização na Educação Básica, tendo como fontes produções científicas brasileiras no período de 2007/2021. Teve como objetivo identificar, discutir e problematizar as vivências escolares de transexuais, travestis e transgêneros considerando dimensões e perspectivas estabelecidas nas relações pedagógicas. Adotamos uma abordagem qualitativa com base na perspectiva pós-crítica de cunho bibliográfico e documental, partindo de informação em dois repositórios: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), selecionando trabalhos do GT-23 (Gênero, Sexualidade e Educação) e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes por meio de indexadores/descritores. O referencial teórico traz contribuições de Meyer e Paraíso (2012), Cordeiro (2007), Xavier Filha (2009), Bento (2006;2008;2012), Louro (1997;2000;2009), Carvalho et al (2009), Miskolci (2005;2012), Balieiro e Risk (2014), Minayo (2002), entre outros. Os principais resultados consistem nas relações pedagógicas narradas por pessoas trans, as quais são vividas por entrelaçamentos entre as dimensões linguísticas, pessoais e cognitivas, sendo interseccionadas por perspectivas de gênero, representações e relações de poder. Sobretudo concluímos que as relações pedagógicas estão organizadas por modelos hegemônicos de heteronormatividade impostos sob a escolarização de pessoas trans, o que reflete diretamente na relação com/de saber, o que pode contribuir para a expulsão escolar de transexuais, travestis e transgêneros da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1083.pdf592,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.