Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7883
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Éden: Centro Educacional para Primeira Infância de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. |
Autor(es): | EDUARDA GONÇALVES CHAGA |
Primeiro orientador: | HELENA RODI NEUMANN |
Resumo: | Este trabalho objetiva a elaboração do projeto de um Centro Educacional para Primeira Infância para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus Cidade Universitária, em Campo Grande, MS, o qual tem como intuito oferecer um espaço de qualidade através da arquitetura lúdica e da neuroarquitetura associada a pedagogias alternativas, revelando a importância da arquitetura nos estímulos de aprendizagem da educação infantil. Dessa forma, foi realizada a coleta de dados a respeito da educação infantil, assim como as dificuldades de pais que necessitam de um lugar seguro para deixarem seus filhos enquanto estudam ou trabalham. A análise teórica pautou-se na pesquisa bibliográfica a respeito da arquitetura e a relação com a criança, educação infantil e sistemas de aprendizagem por meio de livros, teses, dissertações, artigos, sites, assim como pesquisas de campo, levantamento fotográfico, entrevistas e questionários. Tais pontos contribuíram para um projeto que contempla espaços ergonômicos para crianças, priorizando a autonomia infantil e a ludicidade de ambientes pedagógicos, contribuindo para a interação das crianças e maior capacidade de desenvolvimento cognitivo. |
Abstract: | This project aims to elaborate the design of an Early Childhood Educational Center for the Federal University of Mato Grosso do Sul, at the Cidade Universitária Campus, in Campo Grande, MS, which aims to offer a quality space through playful architecture and neuroarchitecture associated with alternative pedagogies, revealing the importance of architecture in the learning stimuli of early childhood education. Thus, data collection was carried out regarding early childhood education, as well as the difficulties of parents who need a safe place to leave their children while studying or working. The theoretical analysis was based on bibliographic research regarding architecture and the relationship with the child, early childhood education and learning systems through books, theses, dissertations, articles, websites, as well as field research, photographic survey, interviews and questionnaires. Such points contributed to a project that contemplates ergonomic spaces for children, prioritizing child autonomy and the playfulness of pedagogical environments, contributing to the interaction of children and greater capacity for cognitive development. |
Palavras-chave: | Centro de Educação Infantil Arquitetura Infantil Arquitetura Lúdica Arquitetura Escolar Neuroarquitetura |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7883 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2066.pdf | 91,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.